16/11/2023 13:02

Aldeias de Amambai e Paranhos são contempladas com importantes obras em prol da população indígena

Is allowance instantly strangers applauded
Delfino Borvão (e), representante da FUNAI de Ponta Porã, junto ao vereador Anilson Prego (centro) e ao senador Nelsinho Trad - Foto: Divulgação

Redação

Delfino Borvão, representante da FUNAI em Ponta Porã, e Anilson Prego (PSDB), vereador em Amambai, reuniram-se com o senador Nelsinho Trad (PSD) para discutir a construção de um barracão na Aldeia Limão Verde, localizada em Amambai, visando beneficiar a Associação AMA. Com uma emenda parlamentar de R$ 150 mil, o espaço atenderá demandas práticas da população indígena, fortalecendo a infraestrutura e a integração social da comunidade. 

Paralelamente, a FUNAI de Ponta Porã iniciou um projeto ambiental em parceria com a empresa Euroclima, da França, que participou do edital e venceu a licitação, para execução de obra que visa recuperar uma voçoroca na Terra Indígena Arroio-Korá, em Paranhos, com um investimento estimado em R$ 87 mil.

Esse projeto, que conta com a participação da chefe substituta da Divisão Técnica de Trabalho (DIT), Carla Cecília Mendonça, do chefe de Serviço e Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT), Delfino Borvão, do chefe de Coordenação Técnica Local (CTL) de Paranhos, Renato Melo da Cunha, e da liderança da Terra Indígena Arroio-Korá, cacique Dionísio Gonsalves, tem o apoio do coordenador geral da FUNAI, Tonico Benites. A programação abrange a realização de cursos e ações para a recuperação das margens, agendados para o dia 11 de dezembro de 2023, com a presença de uma comitiva técnica.

Além da Terra Indígena Arroio-Korá, em Paranhos, a Terra Indígena Perigara, localizada em Cuiabá (MT), foi contemplada com um projeto semelhante. Iniciativas como esta destacam a importância da parceria entre órgãos governamentais, representantes locais e organizações internacionais para promover o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental em áreas indígenas.

Fonte: Grupo A Gazeta