2023-10-07 20:04:58
:quality(80)/wp-content/uploads/site/images/posts/cke_RWe4ZnTjxE7N6tGS651dc738bc072uOycWx0VqtNbJ91i041023.jpg)
Clesio Ribeiro
Para ser um bom prefeito ou prefeita, existem vários aspectos a serem analisados, além de levar-se em conta a conjuntura política e econômica do momento. No ano que vem, mais de 5.500 municípios vão escolher seus novos administradores, e as articulações pré-eleitorais estão intensas por todo o Brasil.
Em Amambai não é diferente. Os pré-candidatos, alguns com maior musculatura, outros apenas especulando, se movimentam nos bastidores para angariar apoio político e financeiro e tentar cair na graça da opinião pública. Pelo menos de seis a sete nomes têm se manifestado, mas haverá no máximo três ou quatro candidatos no ano que vem, a depender dos entendimentos entre os partidos.
O Jornal A Gazeta entrou em contato com os principais nomes que já se posicionaram, para ouvir como estão as expectativas. O PSDB é o partido que tem o maior imbróglio para resolver, com pelo menos cinco nomes (Lígia Borges, Cida Farias, Roberto Sangue Bom, Valter Brito e Janete Córdoba), dentre os quais se destacam os dois últimos, que tentam sacramentar-se como o candidato oficial do grupo em 2023.
Além desses dois, existem movimentações ainda do MDB juntamente com o PDT, e os nomes que aparecem são do ex-prefeito Sergio Barbosa e do vereador Geverson Vicentin. A ala bolsonarista que lançou candidato na última eleição também vem se movimentando e deve ter um nome na disputa: José Bambil, Teixeira Escobar e Cleir Vieira Filho estão entre os comentados. E ainda um grupo de produtores rurais e empresários está unindo forças em torno do Partido Progressista (PP) para também participar do processo político.
Perfil de um bom candidato
Um ponto crucial na hora de o eleitor escolher seu candidato é ver se ele é de esquerda ou de direita, ou se tem pensamento mais inclinado para um desses lados. O Brasil se dividiu nas últimas eleições presidenciais e esse posicionamento vai ter muito peso na hora de definir o voto.
Para facilitar a análise dos possíveis nomes postulantes ao cargo, segue anexa uma lista de boas qualidades às quais o eleitor precisa se atentar na hora de votar. Não dá para escolher o candidato no calor da emoção ou apenas pela amizade; é preciso pensar que serão quatro anos, podendo se estender por mais quatro, comandando o destino da cidade.
Boas qualidades às quais o eleitor precisa se atentar na hora de votar
:quality(80)/wp-content/uploads/site/images/posts/cke_NO9y8XJnLxF046RA651dc66d8f2499zTAvVMgI5p1Hqhs041023.jpg)