10/06/2022 09:14

Cone Sul do MS conta com mais de 170 mil eleitores aptos para votar neste ano

Is allowance instantly strangers applauded
Foto: Divulgação

Raquel Fernandes 

No dia 2 de outubro brasileiros vão às urnas para escolher os representantes políticos do país e dos estados.  Serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Caso haja o segundo turno, a votação deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês. As datas correspondem ao primeiro e último domingo de outubro, conforme prevê a Constituição Federal.

No dia 4 de maio foi encerrado o prazo para a regularização do título eleitoral. O Grupo A Gazeta buscou junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul o número de eleitores de cada município do Cone Sul. No Total, 176.819 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano em todo o Cone Sul. Os municípios com mais eleitores são: Naviraí (36.988), Amambai (26.362) e Caarapó (20.868).  Confira na Tabela abaixo a quantidade de eleitores por município.

A Justiça Eleitoral lançou neste mês de junho uma série de textos e postagens para combater a desinformação nas eleições deste ano, mostrando que é responsabilidade de toda a sociedade a disseminação correta de informações. De acordo com o site do TRE-MS, os textos e posts vão abordar temas como: liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso político das notícias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate, dicas de como verificar informações recebidas, entre outros.

De acordo com cientista político e diretor regional para a América Latina e Caribe do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA Internacional), Daniel Zovatto, há um aumento exponencial do uso das redes sociais e um movimento crescente e preocupante de fake news nessas redes. E é por esta razão que a Justiça Eleitoral desenvolve parcerias com todas as plataformas digitais e diversas instituições para assegurar ao eleitor informações oficiais que possam contribuir para a escolha consciente dos representantes políticos. Siga os perfis do TSE nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp: (61) 99637-1078.

(Com informações do TRE-MS)

Fonte: Grupo A Gazeta