21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Justiça não acata pedido do Ministério Público e considera legal reajuste concedido pela Câmara a prefeito e vice em Amambai

2021-12-24 17:31:27

Após advogado douradense entrar com ação popular contra a Lei Municipal 2.770/2021, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo executivo, Ministério Público indefere o pedido de liminar por ser legalizada.

A referida Lei aumenta em 54% o subsídio do prefeito municipal e em 23,67% do vice-prefeito, sendo que desse valor 27,65% é descontado e deduzido pelo Imposto de Renda, concedendo o valor líquido adequado a cada cargo.

Segundo o advogado, a aprovação da lei deixou de observar o princípio da anterioridade, bem como do respeito à regra da legislatura, já que apenas poderia a lei alterar os subsídios para a legislatura subsequente.

Entretanto, o princípio da anterioridade de legislatura está previsto apenas para a lei que fixa o subsídio dos vereadores, conforme art. 29, VI da Constituição da República, informação essa que foi seguida na íntegra pelo legislativo municipal que aprovou o reajuste dos vereadores da Casa de Leis apenas para 2025.

Cabe ainda destacar que de acordo com Daniel Raymundo da Matta, Juiz de Direito responsável pela liminar, no caso dos prefeitos, a mesma lógica do princípio não se aplica, pois a lei que fixa o seu subsídio é editada pelo Poder Legislativo, não possuindo o prefeito sequer iniciativa para a propositura do projeto de lei. Logo, o controle fica totalmente a cargo de outro Poder, não havendo violação ao princípio da moralidade e nenhuma irregularidade.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete