20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Câmara aprova volta do Ministério do Trabalho e Previdência

2021-11-17 06:12:56

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (16) a Medida Provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência. A MP 1058/21 também transfere a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo.  As atribuições ligadas a trabalho e previdência estavam a cargo do Ministério da Economia e passam para o novo ministério, que também fica responsável pela gestão da previdência complementar.

Entre as atribuições do novo Ministério, está a definição de políticas de geração de emprego e renda, política salarial, previdência, fiscalização do trabalho e registro sindical. A Medida Provisória prevê também regras de transição para a redistribuição de servidores, empregados públicos e do pessoal temporário. Além disso, autoriza, para fins de reestruturação, a alteração de quantitativos e a redistribuição de cargos em comissão e de funções comissionadas. A MP será enviada ao Senado.

Destaques Rejeitados

Os deputados rejeitaram todos os destaques apresentados pelos partidos. Entre eles, a emenda do deputado Bohn Gass (PT-RS) que atribuía ao ministério a definição da política de erradicação do trabalho infantil e do trabalho análogo ao escravo e a política de imigração laboral.

Outra emenda rejeitada foi a que pretendia incluir entre as atribuições do ministério a de monitorar e avaliar permanentemente os efeitos de novos itens tecnológicos nos contratos de trabalho, proposta pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Também ficou de fora o destaque do MDB que pretendia retirar do texto a criação do domicílio eletrônico trabalhista.

Ministro Onyx Lorenzoni

A pasta é chefiada pelo ministro Onyx Lorenzoni, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro desde julho, quando o governo federal decidiu recriar o ministério que tinha sido extinto em 2019 para o estabelecimento do superministério da Economia. Na época, Onyx deixou a Secretaria-Geral da Presidência para dar lugar ao general Luiz Eduardo Ramos, que deixou a Casa Civil, principal ministério do governo, para dar lugar ao senador Ciro Nogueira (PP-PI).  De acordo com Bolsonaro, as trocas levam em conta a necessidade de buscar apoio no Congresso.

A agora extinta "superpasta" de Guedes, havia sido criada no início do Governo com a fusão dos Ministérios da Fazenda, Planejamento, do Trabalho e Previdência e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Mas o governo acabou cedendo às pressões do centrão pelo desmembramento do ministério. Segundo assessores do presidente, o ministro não entende muito de todos os assuntos que ficaram sob o guarda-chuva dele e vinha deixando de lado decisões sobre temas relevantes dessas áreas.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete