05/10/2021 11:32

Donizete Viaro é eleito o novo prefeito de Paranhos

O empresário e atual prefeito interino obteve 50,43% dos votos contra 48,45% de Alfredo Soares e 1,12% de Adélio Cirilo.

Is allowance instantly strangers applauded
O vereador, presidente da Câmara Municipal, prefeito interino e agora prefeito eleito em Paranhos, Donizete Viaro (e) com seu vice, o vereador indígena Cleber Valiente. (Foto: Reprodução)

Vilson Nascimento

Com 3007 votos, o empresário e atual prefeito interino do município, Donizete Aparecido Viaro (MDB) foi eleito durante eleição suplementar realizada neste domingo, 3 de outubro, prefeito efetivo de Paranhos para governar o município da fronteira com o Paraguai até 31 de dezembro de 2024.

Giuliano Delarissa, que já ocupa o cargo de vereador como suplente, com ascensão de Donizete Viaro ao cargo de prefeito, será efetivado como vereador, em Paranhos. 

Donizete Viaro, que já foi vice-prefeito e atualmente é vereador e tem como vice-prefeito o também vereador e membro da comunidade indígena, Cleber Valiente, também do Movimento Democrático Brasileiro fez 50,43% dos votos. 

Com o resultado das eleições, Cleber Valiente fez história ao se tornar neste domingo o primeiro indígena a ocupar o cargo de vice-prefeito, não só em Paranhos, mas também em todo o Mato Grosso do Sul.

Alfredo Soares (PSDB), que é empresário e produtor rural e teve como candidato a vice-prefeito o vereador e desportista, Denílson Rafaíne, também do Partido da Social Democracia Brasileira fez 2.889 votos, um percentual de 48,45% votos.

Já Adélio Cirilo que é servidor público e teve como candidata a vice-prefeita na eleição deste domingo (3) a empresária Daniela Liranço, que também é do Partido dos Trabalhadores contabilizou 67 votos, um percentual de 1,12% dos votos.

Com a eleição ao cargo efetivo de prefeito de Donizete Aparecido Viaro, também será efetivado como vereador na vaga deixada pelo agora chefe do Executivo Municipal, Giuliano Delarissa, também do MDB, que já vinha ocupando o cargo. 

Também com a ascensão do vereador Cleber Valiente ao cardo de vice-prefeito, abre uma nova vaga no Legislativo Municipal.

A cadeira deixada por Valiente na Câmara Municipal será ocupada efetivamente pelo hoje suplente de vereador, Hugo Leonardo Da Silva Gonçalves, também do MDB.

O suplente Hugo Leonardo vai ocupar na Câmara Municipal, a cadeira de vereador deixada por Cleber Valiente, segundo informou o vice-prefeito eleito. 

As eleições em Paranhos

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral , que tem sede em Amambai, abrange também o município fronteiriço, Ramona Pruença da Silva Rocha, na parte logística e operacional a eleição suplementar desde domingo (3) em Paranhos transcorreu de forma normal, inclusive não sendo necessário substituição de nenhuma urna eletrônica.

No que diz respeito a parte e fiscalização e combate aos chamados crimes eleitorais, cinco pessoas foram predas durante o pleito por praticarem supostos atos ilegais.

Segundo o delegado de Polícia Civil, Dr. Ulisses Nei de Brito Santos, que coordenou as ações de fiscalizações neste domingo (e) em Paranhos, das cinco pessoas presas em flagrantes durante o processo eleitoral, quatro foram por transporte irregular de eleitores e uma por suposto crime de compra de votos.

Todos os detidos foram encaminhados ainda neste domingo para Amambai, sede da 1ª Zona Eleitoral, passaram a noite na Delegacia de Polícia Civil local e foram liberadas nesta segunda-feira, 4 de outubro, para responder as acusações em liberdade.

Nas urnas

Dos 8 mil 428 eleitores aptos a votarem na eleição suplementar deste domingo, em Paranhos 6.184 compareceram as urnas.  Os votos em branco somaram 67 ou seja, 1,08% e nulos 154, um percentual de 2,49%.

 

Fonte: A Gazetanews