20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Senadora Soraya Thronicke intercede junto à União para resolver problema de 77 anos em Ribas do Rio Pardo

2021-08-24 17:57:10

Por intermédio da senadora Soraya Thronicke (PSL/MS), um problema que já durava 77 anos no município de Ribas do Rio Pardo (MS) finalmente será solucionado. A parlamentar sul-mato-grossense se reuniu com o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Luiz Ribeiro Rosa, e o prefeito João Alfredo Danieze (Psol), por reunião remota, ficando acordado que a União assinará um termo de cooperação com o Executivo municipal doando as áreas onde atualmente estão construídas a Câmara de Vereadores, o Hospital Municipal, a sede do INSS, a praça principal, a sede do MPE, a feira livre, o quartel do Corpo de Bombeiros e parte da rodoviária.

“O superintendente Luiz Ribeiro é sempre muito solícito com as nossas demandas e atendeu ao pleito do prefeito João Alfredo para solucionar essa falta de escritura para importantes órgãos públicos de Ribas do Rio Pardo que se arrastava por mais de 77 anos. Quero colocar o meu mandato e o meu Gabinete à disposição do município para ajudar na solução de problemas como esse. Acredito que tanto a Prefeitura, quanto a SPU (Superintendência do Patrimônio da União) encontraram o denominador comum e colocaram fim a esse motivo de tantas dores de cabeça para o Executivo municipal de Ribas do Rio Pardo”, pontuou Soraya Thronicke.

O superintendente do Patrimônio da União no Estado, Luiz Ribeiro Rosa, ressaltou que está sempre pronto a atender as demandas da senadora e das prefeituras de Mato Grosso do Sul. “Em Ribas do Rio Pardo, nós temos essas duas áreas, que são o antigo aeroporto do município e a antiga Estação Ferroviária. Na primeira, estão edificadas a Câmara Municipal, o hospital, o INSS, o MPE, o Corpo de Bombeiros, a praça central e a feira livre, enquanto na segunda estão alguns imóveis e uma campo de futebol. No primeiro caso, as escrituras serão repassadas à Prefeitura, enquanto no segundo os atuais moradores receberão o título de propriedade, fazendo a regularização fundiária, e o campo de futebol passará para a Executivo municipal”, informou.

Luiz Ribeiro explica que a SPU está fazendo esse mesmo processo em outros municípios do Estado, como Água Clara e Miranda, onde as prefeituras dão entrada com o pedido junto aos cartórios para abrir as matrículas das áreas da União. “Dessa forma, nós podemos regularizá-las e fazer a transferência da titularidade para as prefeituras por meio da assinatura de um termo de cooperação. No caso de Ribas do Rio Pardo, ainda vão sobrar alguns imóveis para a União, os quais vamos definir ainda qual a destinação será dada”, declarou, completando que encaminhará ao Departamento Jurídico da Prefeitura um esboço do acordo.

Já o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, fez questão de agradecer a intermediação da senadora Soraya Thronicke para solucionar essa pendência que se estende por mais de sete décadas. “Ribas do Rio do Pardo nasceu em razão da ferrovia federal e, na época, os imóveis não tinham muito valor econômico, sendo a União dona da maior parte dessas áreas. Agora, com o início da construção da fábrica de celulose da Suzano, há pessoas querendo adquirir bens da União aqui na cidade e esses locais nós já ocupamos, surgindo a urgência da regularização. Por isso, agradeço a ajuda da senadora por ter nos ouvido e atendido tão prontamente”, declarou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete