23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Tato Souza solicita Sala de Música para o Coral Mitã Rory e destaca história do grupo

2021-06-07 10:47:00

O vereador Tato Souza (PT) solicitou a viabilização de recursos para a construção de uma Sala de Música para o Coral Mitã Rory, da Escola Municipal Mitã Rory. A indicação foi encaminhada ao prefeito de Amambai, Dr. Bandeira.

A história do Coral Mitã Rory é destacada pelo vereador Tato Souza, o qual afirma que o mesmo é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Amambai. Formado há 21 anos, em 1999, o coral foi idealizado pela então professora regente Sebastiana de Souza – atualmente diretora da referida escola. Junto com ela, o coral é coordenado pelo vice-diretor Jânio Sanches.

Com canções entoadas na língua portuguesa e, em especial, em guarani, idioma materno dos estudantes indígenas, o Coral Mitã Rory realizou a gravação de seu primeiro CD em 2017. A obra foi gravada em Curitiba (PR), numa parceria entre a Prefeitura de Amambai e o Ministério Pão Diário, uma entidade cujo objetivo é tornar acessível a todos o conteúdo da Bíblia. Na ocasião, a prefeitura municipal ficou responsável pela disponibilização do ônibus que levou o coral à capital paranaense, enquanto o ministério se comprometeu com a logística.

Sendo um grupo sem fins lucrativos e tendo como objetivo promover a cultura por meio da música, o coral já recebeu doações que permitiram a formação de sua própria orquestra. Em 2019, a Justiça do Trabalho de Dourados doou instrumentos musicais e acessórios à Escola Mitã Rory, tais como violões, violinos, saxofone, clarinete, teclado, gaita, reco-reco, bateria, pandeiro, agogô, guitarra, contrabaixo, além de microfones, cabos, cases e encordoamentos. As doações totalizaram R$ 29 mil.

Tato Souza considera que a história e trajetória do Coral Mitã Rory validam o pedido de construção da Sala de Música. A referida obra, quando finalizada, será o local de ensaios e aulas de instrumentos e cantos, permitindo que os trabalhos realizados pela Escola Mitã Rory continuem impactando novos estudantes e atingindo um público cada vez maior, com apresentações em diversas cidades, igrejas e na própria aldeia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete