11/05/2021 16:23

Vereadora Cida Farias pede regulamentação de lei que institui o Dia Municipal da Fibromialgia em Amambai

Is allowance instantly strangers applauded
Imagem: Reprodução/Revista Saúde

Cida Farias (DEM) solicitou a regulamentação da Lei Municipal n.º 2.710/2020, que “Institui o Dia Municipal da Fibromialgia e dá outras providencias”, de autoria do vereador Luiz Fernando Fisher (DEM).

A indicação, de nº 153/2021, cita alguns benefícios que a regulamentação da lei trará ao município, como campanhas educativas para informar a população e os profissionais da Saúde acerca de doença, visando esclarecer dúvidas sobre os sintomas e como melhorar a qualidade de vida dos portadores. Outras duas propostas são proporcionar atendimento preferencial nos setores públicos e nas concessionárias de serviços públicos, bem como a emissão de carteira de identificação pela Secretaria Municipal de Saúde após avaliação médica.

"A Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos”, destaca a vereadora Cida Farias. 

Maio Roxo, além de ser o mês pan-americano de conscientização das doenças reumáticas, é o período do ano escolhido para conscientizar sobre Doença Inflamatória Intestinal, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia e lúpus eritematoso sistêmico. Incuráveis, tais doenças causam grave impacto socioeconômico e a conscientização também pode permitir diagnósticos precoces, fazendo com que progridam mais lentamente e causem menos sofrimento.

A indicação foi apresentada durante sessão da Câmara nesta segunda-feira, dia 10, e encaminhada ao prefeito de Amambai, Dr. Bandeira (PSDB), e à Secretária de Saúde Dirlene Zanetti.

Fonte: Grupo A Gazeta