32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Emenda solicitada por Cida Farias busca viabilizar veículo adaptado para a UNIFICAM

2021-04-21 17:06:36

Cida Farias, vereadora amambaiense pelo Democratas, solicitou emenda parlamentar ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) para a compra de um veículo adaptado para a UNIFICAM (União dos Deficientes Físicos de Amambai), uma organização sem fins lucrativos que opera no município.

Conforme a indicação, de nº 117/2021, que foi apresentada pela vereadora durante sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 19, a emenda poderá assegurar as condições ideais no processo de locomoção. “A presente indicação tem por finalidade a aquisição de um veículo adaptado para a UNIFICAM, que trará mais segurança e conforto para os passageiros usuários dos serviços prestados por aquela entidade”, destaca Cida Farias.

Os serviços prestados pela entidade são gratuitos e envolvem atendimentos nas áreas assistenciais e de saúde. Além dos atendimentos fisioterápicos, que são indispensáveis para garantir melhor qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais, também são realizadas dinâmicas, palestras socioeducativas, aulas de pintura e comemorações em datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Páscoa. Todas as ações são organizadas pela diretoria e por voluntários que se dedicam à causa.

O atendimento fisioterápico tem o objetivo de habilitar e reabilitar pessoas com necessidades especiais, sendo uma garantia estabelecida pela Constituição. O Art. 203 prevê a todos os necessitados o direito à assistência social, de forma que possam ser integrados na sociedade.

  • Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
  • (..) IV –  a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

Atualmente, são atendidas pela UNIFICAM entre 50 e 80 pessoas a cada semana em Amambai, sendo ofertados dois atendimentos semanais. A entidade também presta apoio às famílias dos beneficiados. A sede está localizada na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, nº 2711, Vila Manvailler.

Uma cópia da indicação foi encaminhada ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira (PSDB).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete