21/04/2021 17:06

Emenda solicitada por Cida Farias busca viabilizar veículo adaptado para a UNIFICAM

Is allowance instantly strangers applauded
Foto: Carlos Nascimento

Cida Farias, vereadora amambaiense pelo Democratas, solicitou emenda parlamentar ao deputado federal Beto Pereira (PSDB) para a compra de um veículo adaptado para a UNIFICAM (União dos Deficientes Físicos de Amambai), uma organização sem fins lucrativos que opera no município.

Conforme a indicação, de nº 117/2021, que foi apresentada pela vereadora durante sessão da Câmara Municipal na última segunda-feira, dia 19, a emenda poderá assegurar as condições ideais no processo de locomoção. “A presente indicação tem por finalidade a aquisição de um veículo adaptado para a UNIFICAM, que trará mais segurança e conforto para os passageiros usuários dos serviços prestados por aquela entidade”, destaca Cida Farias.

Os serviços prestados pela entidade são gratuitos e envolvem atendimentos nas áreas assistenciais e de saúde. Além dos atendimentos fisioterápicos, que são indispensáveis para garantir melhor qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais, também são realizadas dinâmicas, palestras socioeducativas, aulas de pintura e comemorações em datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Páscoa. Todas as ações são organizadas pela diretoria e por voluntários que se dedicam à causa.

O atendimento fisioterápico tem o objetivo de habilitar e reabilitar pessoas com necessidades especiais, sendo uma garantia estabelecida pela Constituição. O Art. 203 prevê a todos os necessitados o direito à assistência social, de forma que possam ser integrados na sociedade.

  • Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
  • (..) IV -  a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

Atualmente, são atendidas pela UNIFICAM entre 50 e 80 pessoas a cada semana em Amambai, sendo ofertados dois atendimentos semanais. A entidade também presta apoio às famílias dos beneficiados. A sede está localizada na Rua José Luiz Sampaio Ferraz, nº 2711, Vila Manvailler.

Uma cópia da indicação foi encaminhada ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira (PSDB).

Fonte: Marlon Antunes/ Grupo A Gazeta