21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Câmara de Amambai discute passar mandato da mesa diretora para biênio

2020-12-01 20:08:04

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal de Amambai abriu discussão em relação a possibilidade de passar o mandato da mesa diretora da Casa de Leis, que hoje é de um ano, para biênio.

Na sessão ordinária dessa segunda-feira, 30 de novembro, os vereadores aprovaram, em regime de urgência especial, a mudança do Regimento Interno da Casa de Leis, mas para que a decisão tenha validade também tem que se alterar a Lei Orgânica do município.

Para isso faz-se necessária a observância de um prazo de dez dias, fator que, caso se consolide, os parlamentares terão que aprovar a matéria em uma sessão extraordinária não remunerada ainda dentro da legislatura, já que não haverá tempo hábil da aprovação em sessões ordinárias devido ao recesso regimental.

Entre os 14 municípios que integram o bloco denominado Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Caarapó, Jutí, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos, apenas em Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia o mandato da mesa diretora da Câmara Municipal é trocado anualmente. Nos demais 11 municípios os mandatos são por biênio.

Ouvidos pela reportagem do grupo A Gazeta, vereadores de municípios onde o mandato da direção do legislativo é bienal como também ocorre na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) veem o sistema de troca de mesa diretora anual como retrodata e desgastante politicamente, já que todos os anos parte do período de mandato são voltados para a discussão da eleição na mesa da Casa.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete