18/11/2020 10:31

Amambai terá 4 mulheres e 2 indígenas na Câmara Municipal em 2021

Janete Córdoba, Lígia Machado e Rosa Linda se elegeram pelo PSDB. Cida Farias se elegeu pelo DEM.

Vilson Nascimento

A legislatura 2021/2024 será histórica para a história política de Amambai. Pela primeira vez nos últimos 20 anos, a Câmara Municipal local terá quatro mulheres exercendo a vereança.

A vereadora Janete Córdoba (PSDB) foi eleita como a mais votada nas eleições 2020 em Amambai. (Fotos: Divulgação)

Janete Córdoba (PSDB), que é pedagoga e gerente-executiva da Pax Primavera no município, foi reeleita para seu segundo mandato nesse domingo, dia 15 de novembro como a vereadora mais votada. 

A professora de educação física e ex-secretária de esporte e cultura da prefeitura, em Amambai, Lígia Borges, também do PSDB, foi eleita para seu primeiro mandato como a segunda vereadora mais votada nas eleições desse domingo e outra candidata tucana, Rosa Linda Rodrigues, a “Rosa da Saúde”, que atua na área de saúde do município, também se elegeu para seu primeiro mandato como vereadora em Amambai.

Clique AQUI para ver o resultado das eleições em Amambai

Quem também elegeu para seu primeiro mandato como vereadora no município pelo DEM, foi a funcionária pública de carreira na Prefeitura de Amambai, Brasília Neves Farias, a “Cida Farias”.

Lígia Borges, também do PSDB, foi a segunda mais votada.

Cida, que é professora universitária, mas também já foi secretária de administração da prefeitura, em Amambai na gestão do então prefeito Dirceu Lanzarini e também atuou junto a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), também durante gestão de Lanzarini, foi a quarta mais votada nas eleições desse domingo (15) em Amambai.

A eleição desse domingo, 15 de novembro, também trouxe para a Câmara Municipal de Amambai, para exercer a vereança durante a legislatura 2021/2024, dois representantes da comunidade indígena, feito que não ocorria desde a legislatura 1.994/1.997, quando a Câmara Municipal local contava com os vereadores indígenas, Adair Sanches e Júlio Vasque.

Jayson de Souza Morais, o “Tato” e Joanir Martins foram eleitos para exercer a vereança na Câmara de Amambai a partir de 1 de janeiro de 2021 pelo PT (Partido dos Trabalhadores).

Cida Farias, do DEM, foia  quarta mais votada entre os 13 vereadores (as) eleitos nesse domingo, dia 15.
Rosa Linda Rodrigues (PSDB) também integrará a bancada feminina no Legislativo de Amambai na legislatura 2021/2024.
Jayson de Souza Morais, o “Tato” e Joanir Martins (foto abaixo) serão os representantes da comunidade indígena na Câmara Municipal a partir de 2021.

Fonte: A Gazetanews