07/10/2020 00:20

Sem conseguir abrir conta, candidatos a vereador (a) em Coronel Sapucaia pernoitam em frente ao Banco do Brasil em Amambai

Agência atende apenas 8 candidatos por dia segundo os pretensos ao cargo de parlamentar na cidade da fronteira com o Paraguai. Preocupação é com os prazos legais.

Is allowance instantly strangers applauded
Candidatos a vereadores em Coronel Sapucaia acampados em frente a agência do Banco do Brasil, em Amambai. A espera é pela abertura da conta jurídica da campanha, uma exigência da legislação eleitoral. (Fotos cedidas ao A Gazetanews)

Vilson Nascimento

Candidatos e candidatas ao cargo de vereador e vereadora em Coronel Sapucaia estão sendo obrigados a passarem a noite em frente a agência do Banco do Brasil, em Amambai para garantir melhor lugar na fila e conseguir realizar a abertura de conta de pessoa jurídica conforme exige a legislação eleitoral, para concorrer as eleições.

Segundo Natacha Kuasne, que já é vereadora e concorre à reeleição no município da fronteira com o Paraguai, outras instituições bancárias estão se negando a abrir as contas e o Banco do Brasil, pelo tempo que demora para a abertura de cada conta, que passa de uma hora, atende somente oito candidatos por dia. Quatro no período da manhã e quatro no período da tarde.

Além do desconforto pela espera, a preocupação dos candidatos também está em relação ao prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a abertura da conta jurídica da campanha, que segundo Natasha Kuasne é de dez dias após o registro da candidatura.

A reportagem do Grupo A Gaxeta entrou em contato com a direção do Banco do Brasil em Amambai e aguarda um posicionamento da instituição bancária em relação a questão.

O Banco do Brasil

Procurada pela reportagem do grupo A Gazeta, a gerência do Banco do Brasil em Amambai informou já na madrugada dessa quarta-feira (7) que apesar da sobrecarga e a necessidade de seguir os protocolos sanitários relacionados a prevenção a Covid-19, a agência local já abriu contas para 122 dos cerca de 200 candidatos englobando os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia.

Levando em consideração que cada candidato tem que abrir três contas bancárias relacionadas a sua candidatura, na realidade já foram abertas 366 contas.

A gerência do BB em Amambai informou que o atendimento continua sendo prestado dentro das possibilidades operacionais da agência, mas lembrou também que resolução do Bando Central determina que o candidato tem direito em abrir conta relacionada a campanha em qualquer agência bancária e não somente no Banco do Brasil como vem ocorrência hoje em Amambai.

Matéria atualizada à 1h02 da madrugada dessa quarta (7) para acréscimo de informações

 

Fonte: A Gazetanews