27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Covid -19 x Eleições 2020: Advogado eleitoral Paulo Rogério Mota fala sobre a proposta de adiamento

2020-03-24 13:02:01

Hoje o país enfrenta uma pandemia, chamado novo Coronavírus (COVID-19), isso tem levado as repartições públicas, poder judiciário, órgãos do Ministério Público, dentre outros vários a implantar modificações no seu atendimento a população.

O advogado Paulo Rogério Mota. Ele é formado em direito pela Unigran e pós graduando em Direito eleitoral pela Universidade Cândido Mendes – RJ. (Foto: Assessoria)

A pergunta que se faz é a seguinte: serão mantidos os prazos da prestação de serviços ofertados por tais órgãos públicos? Mais especificamente, será mantida a data de 04 de outubro para as eleições 2020?

Acredito ser muito cedo para termos uma resposta precisa, pois, não sabemos as consequências exatas do COVID – 19, mas no ponto de vista jurídico é muito difícil/improvável termos tal adiamento, pois tal data estabelecida para votação e demais prazos eleitorais estão previstos na LEI das Eleições de 1997 e não podem ser alterados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) maior Corte Nacional competente para tratar de tais temais, assim, mudanças de tais níveis, precisariam de autorização, via votos, pelo Congresso Nacional.
Os ministros do TSE tomaram uma primeira decisão sobre o caso agora no dia 19/03, e a resposta foi de manutenção do calendário do pleito como já estabelecido pela Legislação específica e acima mencionada.

A atual presidente do TSE, Ministra Rosa Weber, tem se mostrado contrária o adiamento das eleições e falou que podemos ter meios alternativos para resolução da situação, como exemplo fazer as convenções e entrega de documentos por meio eletrônico.
Portanto, até o momento não houveram alterações nas datas e prazos das eleições 2020, por ora, ficaremos alertas e no caso de mudanças prontamente informaremos a vocês, nossos leitores.

Advogado Paulo Rogério Mota formado em direito pela Unigran e pós graduando em Direito eleitoral pela Universidade Cândido Mendes – RJ. 

Sócio no escritório Arósio, Mota & Peixoto advogados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete