14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Capitão de aldeia é vítima de tentativa de homicídio em Paranhos

2021-09-29 19:31:01

Vilson Nascimento

A Policia Civil está investigando uma tentativa de homicídio que teve como vítima uma liderança indígena, fato ocorrido na noite desta terça para quarta-feira, 29 de setembro, na aldeia Pirajuí, em Paranhos.

De acordo com o delegado titular de Polícia Civil local, que comanda as investigações do caso, Dr. Edgard Punsky, o capitão da reserva indígena, um homem de 56 anos, foi alvejado por um disparo de espingarda cartucheira, vindo a ser atingido por três grãos de chumbo, um na cocha esquerda e dois no braço, mas todos sem maiores riscos de morte para a vítima.

O caso

Segundo consta na ocorrência policial, de acordo com a polícia informações coletadas junto a vítima após o acontecido, o capitão e sua equipe estavam realizando rondas pelo interior da aldeia, como regularmente faz com o objetivo de garantir a segurança dos moradores, quando se depararam com o acusado, um indígena de 24 anos, que estava abordo de uma motocicleta.

Segundo a ocorrência policial, ao ser abortado o acusado teria tentado acelerar e fugir, mas acabou retido pela equipe de segurança da aldeia para averiguação.

Não encontrado nada de irregular, o indivíduo, que segundo a Polícia Civil já havia sido preso em Paranhos no final do ano passado portando uma escopeta calibre 12 e no início deste ano voltou a ser preso por tráfico, desta vez na região de Eldorado, foi liberado, porém teria deixado o local fazendo ameaças por não ter gostado de ter sido abordado pelo capitão e sua equipe.

Ainda segundo a ocorrência policial, o acusado teria consumido bebida alcoólica em companhia de outro indígena, posteriormente se descolado até a fazenda onde estaria trabalhando, se apoderado de uma escopeta calibre 12 de cano duplo e voltado para a reserva indígena, supostamente com o objetivo de encontrar e matar o capitão da comunidade.

Ao se deparar com o líder indígena, o acusado, que segundo a ocorrência, já guardava suposta mágoa da vítima por entender que ela o teria denunciado por tráfico de drogas em tempos passados, teria descido na estava na garupa, tirando contra o capitão, posteriormente fugido do local.

Também consta na ocorrência policial, que para retornar a aldeia e procurar o capitão com o suposto intuito de matá-lo, o acusado teria forçado, por meio de ameaças, o indígena que estava como ele, que seria morador na própria aldeia Pirajuí, a conduzir a moto.

Até o início da noite desta quarta-feira (29), o acusado continuada foragido. De acordo com o delegado que comanda as investigações, Dr. Edgard Punsky, não a indícios que o caso tenha alguma conotação política.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete