13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Perseguição e tiroteio em baile funk em Paraisópolis deixam 9 mortos pisoteados em SP

2019-12-01 11:23:38

Uma perseguição policial seguida de troca de tiros durante um baile funk na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, deixou ao menos nove mortos por pisoteamento na madrugada deste domingo (1º), segundo informações da Polícia Civil. Outras sete pessoas ficaram feridas.

Policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) realizavam Operação Pancadão na região de Paraisópolis, quando dois homens em uma motocicleta atiraram contra os agentes. A moto fugiu em direção ao baile funk, ainda efetuando disparos, ocasionando um tumulto entre os frequentadores do evento, segundo a polícia.

A Operação "Pancadão" tem sido periodicamente realizada em toda a capital "para garantir o direito de ir e vir do cidadão e impedir a perturbação do sossego, fiscalizando a emissão ruídos proveniente de veículos", de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

A perseguição começou. Os policiais foram atrás dos suspeitos que entraram em Paraisópolis e foram em direção ao local onde era realizado o baile com cerca de 5 mil pessoas. Ainda de acordo com a polícia, equipes da Força Tática foram dar apoio sendo recebidas com pedradas e garrafadas.

Os policiais revidaram com munições químicas para dispersão. Segundo a polícia, alguém no meio da multidão disparou um tiro. Houve correria.

Durante a confusão, dez pessoas foram pisoteadas e levadas em estado grave ao Pronto Socorro do Campo Limpo. Oito pessoas morreram. Duas viaturas da PM foram depredadas, segundo a polícia.

‘Foi uma emboscada’, diz mãe de ferida

"Adolescente
"Adolescente
Adolescente ficou ferida na cabeça após confusão em Paraisópolis — Foto: Arquivo pessoal

A mãe de uma adolescente ferida durante a confusão em baile funk na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, disse que a menina de 17 anos foi ferida após levar uma garrafada na cabeça e um golpe de cassetete nas costas dados por um policial. Ela afirma ainda que frequentadores foram vítimas de uma emboscada. A PM diz que suspeitos atiraram contra policiais e iniciou-se uma perseguição.

"Ela levou uma garrafada na cabeça de um policial deram um cassetete nas costas dela. Ela está lúcida e aguardando a tomografia", afirmou a mãe. "Quando eu a vi eu não a reconheci ela estava com o rosto deformado e perdeu muito sangue ela estava em choque."

A mãe diz que os frequentadores do baile foram vítimas de uma emboscada. Ela nega que a versão da polícia de que dois suspeitos em uma moto tenham entrado em Paraisópolis sendo perseguidos por policiais e ido em direção ao baile.

"Adolescente
"Adolescente
Adolescente levou golpe de cassetete durante ação da polícia em baile funk — Foto: Arquivo pessoal

"É uma rua com 2 ou 3 saídas eles fecharam e coagiram. Atiraram com arma de fogo não só com bala de borracha bateram com cassetete fora spray de pimenta. Eles estavam só curtindo."

"Os policiais fecharam a rua. Teve corre-corre pisoteamento de adolescente. Gás de pimenta, bala de borracha, e ainda estavam agredindo pessoas. Foi um policial que atacou garrafa de vidro na minha filha."

"Mapa
"Mapa
Mapa da comunidade Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Editoria de Arte/G1

Pancadões

Os bailes funks em comunidades de São Paulo ocorrem de quinta-feira a domingo, até a madrugada, nas zonas Leste, Sul e Norte da capital paulista. Reportagem do Bom Dia SP mostrou como a polícia atua quando é chamada para atender ocorrências nos pancadões

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete