20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ataques a tiros nos EUA deixam 29 mortos em 12 horas

2019-08-04 11:15:40

Um segundo ataque na madrugada deste domingo (4) elevou para 29 o número de mortos em assassinatos em massa neste fim de semana nos Estados Unidos. O criminoso, que foi morto pela polícia, matou 9 pessoas na cidade de Dayton, Ohio. Na tarde de sábado (3), outro atirador fez 20 vítimas em El Paso, no Texas. Ele foi preso pela polícia.

Os ataques deixaram, ainda, 52 feridos, parte deles em estado grave.

As motivações ainda são investigadas. No primeiro caso, em El Paso, o assassino é um homem de 21 anos e teria postado um manifesto racista horas antes do ataque. O atirador de Dayton, que teria agido sozinho, era jovem e branco.

"Tiroteios
"Tiroteios

Tiroteios nos EUA: 29 pessoas foram mortas em 12 horas — Foto: Guilherme Luiz Pinheiro/G1

Ainda não se sabe também quem são as vítimas. No caso do Texas, elas têm entre 2 e 82 anos e há 3 mexicanos entre os mortos. Segundo o Itamaraty, não há informações de brasileiros entre as vítimas.

Na manhã deste domingo, o presidente Donald Trump lamentou as mortes e elogiou a atuação da polícia nos dois casos. "Deus abençoe o povo de El Paso, Texas. Deus abençoe o povo de Dayton, Ohio", escreveu em uma rede social.

O presidente Jair Bolsonaro disse que não se evita ataques a tiroscomo os dois ocorridos neste final de semana nos Estados Unidos "desarmando o povo".

Em pronunciamento no Vaticano, o papa Francisco condenou os ataques a "pessoas indefesas" e manifestou apoio às vítimas e familiares dos ataques no Texas, em Ohio e na Califórnia, onde, na semana passada, três pessoas foram mortas num festival gastronômico.

EUA têm dois ataques a tiros em menos de 24 horas

Jornal GloboNews

00:00/03:01

"EUA

EUA têm dois ataques a tiros em menos de 24 horas

Tiros em Dayton

O ataque no estado de Ohio ocorreu pouco depois da 1h da manhã (2h em Brasília) perto de um bar na East Fifht Street, na região central da cidade. O criminoso utilizava uma arma de calibre .223 de alta capacidade, além de recarregadores e equipamentos de proteção.

"Sapatos
"Sapatos

Sapatos abandonados na fuga durante ataque a tiros em Dayton, nos EUA — Foto: John Minchillo/AP

De acordo com a prefeita de Dayton, Nan Whaley, a polícia levou cerca de 1 minuto para conter e matar o criminoso. Os 26 feridos foram levados ao hospital, alguns correm risco de morte.

O ataque ocorreu do lado de fora do bar Ned Peppers. Pouco tempo depois, em seu perfil em uma rede social, o estabelecimento afirmou que os funcionários do bar estavam seguros.

Uma testemunha disse à BBC que estava próximo ao local, em um show de rap que foi evacuado. "Saímos todos com rapidez e segurança", disse Jae Williams. "Ficamos todos chocados".

"Testemunhas
"Testemunhas

Testemunhas do ataque em Dayton se confortam com abraços — Foto: AP/John Minchillo

Tiros no Texas

No sábado (3), um ataque em um supermercado dentro de um centro comercial na cidade de El Paso, Texas, deixou 20 pessoas mortas e 26 feridas. Um homem foi detido.

As vítimas feridas têm, de acordo com a "ABC News", entre 2 e 82 anos de idade. Não há, até o momento, informações sobre as identidades dos que morreram.

"Forças
"Forças

Forças de segurança respondem aos tiros no centro comercial em El Paso, no Texas, neste sábado (3). — Foto: Joel Angel Juarez/AFP

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que entre os mortos há 3 mexicanos. O ministro de Relações Exteriores do país informou que outros 6 mexicanos ficaram feridos no ataque.

As autoridades consulares do Brasil nos EUA estão em contato com a polícia texana, mas não há, até o momento, nenhuma informação de brasileiros entre as vítimas em El Paso. Do mesmo modo, não foi recebida nenhuma consulta de familiares no Brasil sobre o caso.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete