14/07/2019 17:35

Fogo destrói mais de 30 hectares de vegetação entre Amambai e Coronel Sapucaia

Incêndio teve início na aldeia Taquaperi e se alastrou para propriedades rurais vizinhas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Vilson Nascimento

Atuando com o emprego técnicas de combate a incêndio e com o apoio de dois tratores fornecidos por produtores rurais da região, o Corpo de Bombeiros conseguiu controlar um incêndio florestal registrado na tarde desse domingo, 14 de julho, na região da aldeia Taquaperi, na divisa entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia.

O fogo, que teria iniciado no interior da reserva indígena, se arrastou rapidamente, vindo a atingir propriedades vizinhas.

Segundo a equipe do 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB), com sede em Amambai, que atendeu a ocorrência, só na Fazenda Santa Maria o fogo consumiu cerca de 30 hectares entre pastagens, área de reserva ambiental e palhada de lavoura, de onde foi colhido milho recentemente.

Segundo o Corpo de Bombeiros os danos ambientais foram maiores, tendo em vista que o fogo também destruiu vegetação no interior da própria aldeia indígena e de outras propriedades rurais da região.

Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), provocar incêndio florestal é crime. A lei prevê como pena ao autor da queimada, reclusão de 2 a 4 anos, mais o pagamento de multa que tem como piso R$ 5 mil, valor esse que vai aumentando de acordo com os danos provocados ao meio ambiente e o tipo de bioma atingido pelo fogo, segundo o comandante da PMA.

Fonte: A Gazetanews