20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Precisamos congregar numa Igreja? – Por Eloir Vieira

2022-06-29 20:53:21

Precisamos congregar numa Igreja? - Por Eloir Vieira

Não são poucas as pessoas que, decepcionadas com maus testemunhos nas igrejas, ou porque os líderes falam palavras duras de exortação contra o pecado, que deixam de congregar. Outras, porque acham que não é necessário ser membro e frequentador de igreja, porque a igreja somos nós mesmos que cremos em Cristo e no seu evangelho.

 

Pela fé, somos a igreja de Cristo: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5). “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?”… (1Co 6.15). “Ou não sabeis que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1ªCo 6.19). 

 

Com base nesses versículos, muitas pessoas acham que não precisam ser membros de uma instituição religiosa e congregar, visto que a igreja de Cristo é composta de pessoas crentes e não um templo edificado por mãos humanas, como diz na Palavra: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens” (At 17.24). 

 

Isso não quer dizer que não precisamos congregar! Sempre existiu um local específico, para cultuar a Deus, para estudo da Palavra, para orar e meditar; seja num belo e grande templo ou até mesmo numa simples casa; o que importa é um abrigo para a congregação se reunir. Nos tempos do Velho Testamento, existia o Templo construído por Salomão em Jerusalém onde o povo de Deus se reunia para sacrificar e adorar a Deus.

 

A igreja instituição faz parte da vida do cristão. Desde o início, os crentes tinham um local para onde Deus levava as pessoas que iam sendo salvas: “Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.47). Veja que a Bíblia fala de pessoas indo para a igreja!

 

Os apóstolos pregavam nas sinagogas dos judeus e fundaram inúmeras igrejas. Entre tantas outras, podemos citar em Jerusalém e as sete igrejas na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laudiceia (Ap 1.11); a Igreja de Antioquia (At 13); a Igreja de Deus em Corinto (1ª e 2ªCo 1.1). Igrejas da Galácia; Filipos; Colossos; Igreja dos Tessalonicenses, etc. 

 

Pessoas também acham que não precisam de pastor, visto que Jesus é o Pastor das ovelhas. Mas Jesus, também chama pastores para batizar e apascentar as suas ovelhas. E as ovelhas devem respeitar e honrar os seus pastores, que lhes ensinam as doutrinas do evangelho de Cristo: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver” (Hb 13.7).

 

O crente não deve ser um peso para o pastor: “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hb 13.17).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete