20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Todas as almas são salvas? – Por Eloir Vieira

2022-02-09 12:50:54

Deus formou o homem da terra e deu-lhe espírito e alma: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7). São três elementos: espírito, alma e corpo: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ªTs 5.23).

 

Os três elementos são distintos. O corpo é material visível, perecível, sem domínio próprio; a alma, imaterial, é a sede das emoções e inteligência; sorri chora, sente dor, dá movimento ao corpo físico. Um corpo sem alma e sem espírito, não respira, não se movimenta, nada sente; nessa condição, rapidamente perece. Só Deus tem poder sobre tudo: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12).

 

O Senhor Jesus nos aconselha a darmos mais valor à alma, pois não morre e quando sai do corpo poderá ir para um lugar de tormento: “Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” (Mc 8.36). Disse Jesus no Getsêmani: “Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo” (Mt 26.38). “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28). 

 

O corpo natural é destrutível, já a alma e o espírito não! Quando o corpo morre se desfaz naturalmente. O espírito volta para Deus, de onde saiu: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu” (Ec 12.7). A alma do pecador arrependido é salva; quem morre com Cristo é levado por anjos para junto de Jesus: “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43).

 

Tem alma que vai para o Paraíso, e tem alma que vai para o inferno: “E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado. E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormento, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lc 16.22-24). Seio de Abraão (Paraíso hoje).

 

O lugar para onde a alma vai é definitivo e não há possibilidade de mudar de um lugar para outro. Por isso a necessidade de nos arrependermos dos nossos pecados ainda em nosso corpo natural, confessando Jesus como Salvador: “E, além disso, está posto um abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá” (Lc 16.26). Deus abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete