26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Hortaliças: por que devemos incluí-las na dieta?

2020-07-07 12:36:02

Hortaliça é um grupo composto por verduras e legumes, itens muitas vezes deixados de lado na hora de escolher o que consumir, principalmente entre as crianças. 

As hortaliças tuberosas são aquelas cujas partes comestíveis são encontradas abaixo do solo, como, por exemplo, beterraba, batata-doce, cenoura e outros. As hortaliças herbáceas são as folhas como alface, espinafre, brócolis etc. 

As verduras são consideradas ótimas fontes de fibras insolúveis. Esse nutriente é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo. Esse tipo de fibra atua principalmente no aumento do volume fecal e consequentemente melhora do funcionamento do intestino. Por isso estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de intestino. As fibras insolúveis também conferem maior saciedade contribuindo assim no tratamento da obesidade. 

O consumo destas fibras acontece por meio de verduras ou de suplementos em pó, como Fiberlift, ou em cápsulas, como a Spirulina, entre outros. A suplementação pode ser uma aliada quando não é possível ingerir a quantidade necessária do alimento ou por alguma necessidade, conforme indicação de uma nutricionista. 

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 gramas diárias de frutas e hortaliças e, hoje, o brasileiro não consome nem 20% dessa quantia. É muito pouco! Afirma a pesquisadora da Embrapa, Patrícia Carvalho. 

Entender os benefícios dos alimentos e despertar a curiosidade de onde eles vêm e onde são produzidos pode ser uma estratégia para incentivar o consumo, inclusive entre os mais jovens. Educar também é um ponto crucial para reverter o baixo consumo. 

O cultivo de hortaliças no Brasil ocupa importante destaque no cenário do agronegócio e a grande maioria das propriedades são consideradas de base familiar. O setor está se profissionalizando e, nas últimas três décadas a produção e a produtividade praticamente dobraram sem que houvesse relativo aumento de área que, recentemente, aproxima-se de 800 mil hectares.

A produção de alimentos cada vez mais se utiliza de tecnologias capazes de produzir mais garantindo sustentabilidade e qualidade de vida para as famílias produtoras e consumidoras. Nesse contexto, a agricultura familiar contribui para uma economia local mais aquecida e a entrega de alimentos saudáveis. 

No município de Amambai, os produtores de verduras são responsáveis por abastecer os mercados tanto nas vilas como no centro da cidade, além do fornecimento direto para empreendedores donos de restaurantes e lanchonetes. 

Inaugurado em Agosto de 2019, o Mercado Municipal Gasparino Moraes de Lima proporciona que produtores locais comercializem sua produção, atividade que antes era realizada como Feira na praça central da cidade, e hoje acomoda mais de 15 famílias, autônomas e algumas pertencentes a associações da agricultura familiar.  O marcado funciona das 07h às 18h, toda quarta-feira e aos sábados. É o local de trabalho da Dona Lídia, que tem a sua produção na Horta São Jorge localizada na Vila Santo Antônio, da Dona Jocy, que é produtora na Chácara São Pedro, área rural próximo ao Milionários, e da Família do Joel, que é biólogo e estudante de agronomia, que atua na produção de soja e milho e que vê na agricultura familiar a estratégia de produção orgânica e variedade de culturas, complementando a atividade na propriedade da família. 

Entre a maioria das famílias, a renda proveniente da produção de hortaliças se faz necessária para complementar a renda familiar, neste caso os filhos saem da propriedade para trabalhar em outra atividade e os pais permanecem na propriedade.

Conhecer mais sobre os benefícios dos alimentos e da importância da produção para o desenvolvimento econômico e social do município contribui tanto para a saúde como para a qualidade de vida em geral. 

Para saber mais, entre em contato com a gente pelas redes sociais @nutribiancagandolfi e @ana.dellai ou pelo telefone (67) 3481-5616.

A nutricionista Bianca Gandolfi (e) é especializada em Nutrição Esportiva, Clínica, Estética e Fitoterapia. Atendimentos na loja Essência Fit Suplementos. Ana Paula Dalmagro Delai (d) é Empreendedora, Especialista em Indicadores de Desempenho, Sócia na Essência Fit Suplementos de Amambai-MS e Professora de Gestão de Negócios e Agronegócio. Foto: Divulgação 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete