12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Alimentos da Agricultura Familiar: ganhos para sua saúde e desenvolvimento para seu município

2020-06-25 09:59:15

Já conhecemos a importância de escolher melhor os alimentos que vamos consumir, agora queremos destacar também o papel das famílias produtoras de Amambai no fornecimento desses alimentos, reforçar a necessidade de maior desenvolvimento dessas famílias e os benefícios para a economia local.

Os produtos advindos da agricultura familiar como verduras, legumes e frutas são livres de agrotóxicos e produzidos nas propriedades pelas famílias, que comercializam também ovos, carne de frango, doces, pães e outros.

Ter uma vida mais ativa e saudável requer alimentar-se corretamente, praticar uma atividade física e nada melhor do que aliar tudo isso com o desenvolvimento do nosso município. 

Hoje queremos destacar que Amambai possui o Mercado Municipal Gasparino Moraes de Lima, em homenagem a um produtor rural local já falecido, inaugurado dia 02/08/2019. Uma obra em parceria dos governos federal, estadual e municipal destinada para produtores rurais independentes e associações de Amambai.

No Mercado Municipal Gasparino Moraes de Lima você encontra 22 boxes com diferentes produtos administrados por famílias, como a da Dona Enedi dos Santos que produz queijo, comercializa ovo caipira e muitos outros produtos nos seus 24 anos de experiência como feirante em nosso município. O Mercado fica localizado na Rua Benjamin Constant e abre às quartas e aos sábados, a partir das 07h.

Aqui queremos abordar os motivos para se consumir produtos sem agrotóxicos. O primeiro que muita gente não sabe é que ajuda a proteger nossa saúde, manter-se longe dos resíduos dos aditivos químicos, pesticidas, hormônios de crescimento e antibióticos, que permanecem nos alimentos por longo prazo e evitam uma série de malefícios, tais como reações alérgicas, respiratórias, problemas neurológicos, distúrbios hormonais e câncer. Isso é comprovado com a utilização ao longo do tempo e, claro, é um fator pré-disponível para essas doenças. Não que você já irá comer e ter, pois é a longo prazo.

Orgânicos são mais nutritivos: os solos mais ricos e balanceados com adubos naturais, como esses produzidos pelos pequenos produtores, produzem alimentos com maiores concentrações de nutrientes e fitoquímicos antioxidantes, como polifenóis e carotenoides.

Você sabia que até o sabor de alimentos orgânicos é melhor?

Um alimento sem agrotóxico ou qualquer tipo de produto químico possui mais sabor e aroma do que os produzidos em larga escala. Geralmente vegetais e frutas orgânicos crescem ao seu tempo, mais lentamente, e tendem a ser menores.

Apoio aos pequenos agricultores: geralmente, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que têm como desafio manter-se atuante dentro de um modelo tecnológico e social que impõe o uso de insumos de alto custo. Quem consome orgânicos está ajudando o desenvolvimento da agricultura familiar, hoje responsável por 70% da produção de alimentos no país.

Algumas barreiras enfrentadas pela agricultura familiar na produção de seus alimentos vão entre normas sanitárias e questões que envolvem gestão e informalidade, segundo Deffacci e Silva (2020). Por isso é preciso entender melhor este cenário e buscar meios de melhorias, assim todos saímos ganhando. Qualidade de vida, alimentos saudáveis, agricultura familiar e município em desenvolvimento. 

Para saber mais acompanhe nosso trabalho nas redes sociais @essenciafitsuplementos, @ana.dellai e @nutribiancagandolfi ou pelos telefones (67) 3481-5616 e (67) 98437-9370 (Essência Fit Suplementos) e (67) 99668-2510 (Nutricionista Bianca Gandolfi).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete