26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Suplementos e anabolizantes: qual a diferença?

2020-06-16 08:23:00

Suplementos alimentares e anabolizantes podem ser confundidos. Isso pode causar danos à saúde, como também medo em algumas pessoas que preferem evitar o uso dos suplementos.

Então vou te explicar agora o que são cada um deles:

Os suplementos alimentares são indicados para pessoas saudáveis, que possuem carência de algum tipo de nutriente e que estão em busca de melhor rendimento nas atividades físicas. A fabricação dos suplementos é feita com base nos próprios alimentos por indústrias de alimentos. Além do que são considerados pela ANVISA alimentos com alto valor biológico e nutricional.

O uso de suplementos é feito, na maioria das vezes, por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumentar o rendimento e diminuir o tempo de recuperação dos músculos. 

Agora vem a “ BOMBA”.

 Os “esteroides anabolizantes” são qualquer droga (ou seja, estrogênios, progestógenos e corticosteroides) ou substância hormonal quimicamente relacionada à testosterona, hormônio masculino que promove o crescimento muscular. Hoje, existem mais de 100 variedades de esteroides anabolizantes desenvolvidos, usados em inúmeros casos na medicina.

Eles são praticamente testosterona, o hormônio masculino. E esse hormônio possui dois lados: o androgênico e o anabolizante propriamente dito. O androgênico é o responsável pelas características masculinas e o anabolizante é o que trabalha aumentando a capacidade da regeneração das fibras musculares.

E é esta segunda característica que tanto encanta esportistas e fisiculturistas. Como vocês sabem, para construir músculos é preciso levá-los à fadiga, para que as fibras musculares se rompam e, ao se regenerarem, estejam com mais volume. Por isso os anabolizantes promovem o crescimento celular e a sua divisão resulta no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular, processo que se torna mais rápido quando esses medicamentos são administrados.

Por essas razões, atletas ou simplesmente pessoas que querem melhorar sua aparência fazem uso dessas substâncias. Porém, é importante destacar aqui que o uso desses medicamentos não proporciona o corpo escultural dos sonhos.  É preciso ter a prescrição de um médico e o acompanhamento de um profissional de educação física e de um nutricionista para a combinação de treinos intensos e dieta equilibrada.

É claro que precisamos entender que os esteroides são sim drogas. E que qualquer medicamento pode causar sérios problemas se você tomar em grandes quantidades. Podem ter efeitos colaterais e, quando utilizadas de forma abusiva, têm o potencial de matar. 

Suplementos não são anabolizantes. Por isso defina bem qual o seu objetivo. Se pretende ser saudável e ativo praticando atividade física, descubra junto com profissionais qual a suplementação ideal para você. 

Ou se o seu objetivo é ser um atleta, procure um médico e descubra qual a melhor maneira de atingir seu melhor desempenho! 

Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe pelas redes sociais @essenciafitsuplementos ou pelos telefones (67) 3481-5616 (67) 9.8437-9370.

Manuele Cristina Delai é Educadora Física, Especialista em Musculação e Nutrição Esportiva, Personal Trainer e Estudante de Nutrição. Foto: Divulgação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete