22/05/2020 14:21

O discípulo e seus Frutos - por Eloir Vieira

“Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (João 15.8).

Is allowance instantly strangers applauded

Um discípulo de Cristo é conhecido pelas suas obras. Assim como os ramos da videira geram uvas, os discípulos de Cristo, praticam obras semelhantes às de Cristo: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mt 7.16). “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.20).

 

Jesus usou uma videira para explicar as atribuições de um discípulo: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” (Jo 15.1). Deus é o agricultor que planta e cuida a videira. Assim como os ramos precisam estar ligados na videira para gerar frutos, porque a essência não vem dos próprios ramos, mas da videira, assim também, os discípulos devem viver em comunhão com Jesus, para darem resultados: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim” (Jo 15.4).

 

Jesus realizou muitos milagres! expulsou espíritos malignos de pessoas, curou enfermos, pregou o evangelho e entregou sua vida por amor. Os seus primeiros discípulos, cumpriram sua missão semelhantemente ao Senhor: curaram doentes, expulsaram demônios, pregaram a Palavra de Deus e morreram por causa do evangelho e de Cristo; e assim, sucessivamente, deve acontecer com os demais seguidores de Jesus! Cada discípulo, para ter resultado em suas obras, precisa estar em comunhão com Cristo. Se não se firmar na sua Palavra, não é discípulo: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.31,32).

 

Qualquer um que for chamado por Jesus, se torna seu discípulo, se fazer o que Ele manda. Ninguém pode realizar obra alguma em Deus, se não estiver ligado em Jesus, porque sem Jesus, não pode gerar frutos: “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).

 

Uma pessoa pode pregar a Palavra de Deus, pode orar pelos outros, tentar expulsar demônios; se ela não estiver em comunhão com Jesus Cristo, não obterá resultado, pois, o poder vem de Jesus e não da própria pessoa! E para ser revestido de poder para fazer as obras, precisa estar em plena comunhão com Cristo; limpo e purificado de pecados: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). 

 

O que dá fruto é limpado para produzir mais; o que não produz, corta-se: “Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto” (Jo 15.2). “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

Fonte: Eloir Vieira