12/05/2020 09:01

Emagrecer ganhando massa muscular. Entenda a importância!

A inatividade física acarreta a perca de massa muscular e o acúmulo de gordura corporal. Mas você sabia que uma das principais responsáveis pelo emagrecimento saudável é a sua massa muscular?

Sim, quanto mais massa muscular você tiver, mais acelerado será o seu metabolismo, causando assim a queima de gordura. 

Mas como recuperar a minha massa muscular agora? 

Vamos lá! No nível celular há um fenômeno chamado “memória muscular”. Ela acontece porque toda vez que você cresce acumula mionúcleos “novos funcionários” nas fibras. Quando para de treinar, é como se desse uma licença não remunerada para eles, então eles ficam ali na célula esperando para serem chamados para o trabalho. 

O alto número de núcleos acelera a recuperação das fibras musculares, mas ainda não sabemos quanto tempo esses núcleos ficam esperando para serem chamados para trabalhar. O que sabemos é que pessoas que já treinaram crescem mais rápido do que os que nunca treinaram.

O estudo de Snijders et al., (2020) mostrou que a recuperação é proporcional ao tempo sem treino. Então se você ficar dois meses sem treinar vai recuperar a forma entre 45 a 60 dias.

E como deve ser à volta aos treinos?

Alguns pontos são importantes:

É certo que você terá perdido força, mesmo treinando em casa. Também muito provável que você irá se sentir flácido, devido à progressão de seus treinos. Sendo assim, sua periodização deverá começar novamente. Você precisará voltar para o período de base e readequar sua dieta também.

Os dois primeiros meses deverão ser focados em restabelecer seu condicionamento. Se você for uma pessoa bem treinada, com uma boa base de treinamento, poderá voltar mais rapidamente.

Deixo aqui meu alerta. Um bom profissional de educação física saberá periodizar a sua volta aos treinos da melhor forma possível! Lembre-se: é a sua saúde que esta em jogo, não arrisque! 

Manuele Cristina Delai é Educadora Física, Especialista em Musculação e Nutrição Esportiva, Personal Trainer e Estudante de Nutrição. Foto: Divulgação

Fonte: Manuele Cristina Delai