08/05/2020 14:22

Como identificar os Falsos Profetas? - Por Eloir Vieira

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que veem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mt 7.15).

Is allowance instantly strangers applauded

O Senhor Jesus disse que a árvore se conhece pelos seus frutos: “Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto, bom, ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto, mau; porque pelo fruto se conhece a árvore” (Mt 12.33). “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons” (Mt 7.17,18). Jesus alerta os cristãos, que vigiem, sejam prudentes, pois, entre os profetas verdadeiros, existem os falsos, enganadores! 

 

Como identificar os profetas falsos dos verdadeiros? Jesus comparou com a árvore e seus frutos. Assim como tem árvores que produzem frutos bons, doces, também tem árvores que, apesar da aparência e semelhança, produzem frutos maus! No início da humanidade, quando Deus plantou o jardim do Éden, Deus ordenou ao homem, comer dos frutos de quase todas as árvores, menos de uma, que faria mal (Gn 2.8,15-17).

 

Os frutos dos profetas, são as suas práticas; palavras e ações. Apesar de aparentar uma pessoa bem intencionada e falar palavras agradáveis a quem o ouve, só se distingue a personalidade da pessoa, por suas palavras e ações. As aparências enganam! Um profeta pode se apresentar demonstrando compaixão, preocupação com as pessoas cheias de esperança e fé. Mas não se pode saber quais são suas verdadeiras intenções! E só depois que as pessoas são iludidas, enganadas, é que vão perceber que caíram num golpe!

 

Antes de confiar num profeta, é preciso conhecer suas atitudes, se vive para o evangelho ou vive do evangelho: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que veem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mt 7.15,16). “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.20).

 

Jesus veio para servir e não para se servir das pessoas! Um profeta verdadeiro é um discípulo de Cristo; vive para servir e dar a vida pelas pessoas à semelhança de Jesus.

Já os falsos profetas, não se preocupam com o bem-estar das pessoas; na verdade estão de olho nos seus bens materiais, farejando o que, e quanto vai tirar delas! Se a pessoa não tem nada a oferecer, logo é descartada; mas se possui bens, é bem tratada!

 

Disse Jesus aos seus discípulos: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento” (Mt 10.8-10). Deus sustenta seus profetas! Até hoje, nenhum morreu de fome! Jesus disse qual será o fim dos falsos profetas: “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo” (Lc 3.9).

Fonte: Eloir Vieira