05/05/2020 11:42

Ganhei peso na quarentena! E agora?

Sabemos que com o cenário da pandemia muitos hábitos foram deixados de lado, rotinas alimentares foram alteradas e, principalmente, a ansiedade tomou conta de muitos de nós diante das incertezas da doença, da politica e da economia. E como não sentir essas mudanças no corpo também, não é mesmo? 

Um ponto importante de destacarmos é que todos nós nos percebemos diferentes agora, e que essa mudança destaque também é sobre a importância do cuidado com a saúde. 

Alguns dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade é o principal fator de risco para pessoas com menos de 60 anos infectadas com o coronavírus. Segundo o presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Mário Carra, a obesidade é uma doença crônica que causa inflamação, o que acaba por dificultar a resposta imunológica (as defesas do organismo) dos pacientes acima do peso ao vírus. 

Porém, além do coronavírus, que estamos enfrentando atualmente, existem diversas outras doenças que exigem nossa atenção e nossa imunidade. E sabemos também que um dos fatores que geram compulsão alimentar é a ansiedade. Agora agravada com o novo cenário. 

Diante dos fatos, buscamos trazer aqui alguns pontos importantes que podem te ajudar: conhecer seu corpo e aceitar sua genética e biótipo é o primeiro passo. Você não precisa ser magra (o) como a (o) amiga (o), pois, depois de entender como a ansiedade interfere nas suas decisões, será importante para você iniciar o processo de mudança. Praticar uma atividade física que você goste irá trazer mais ânimo e disposição para encarar o processo de mudança, que pode ser eliminar 2kg ou até 10kg. E aqui destacamos que essa perda de peso deve estar associada a diminuição de gordura corporal e não massa muscular, ok? 

Esse processo de emagrecimento, onde se prioriza eliminar a gordura e não perder massa magra, requer escolher muito bem os alimentos, e para isso a nutricionista tem um papel fundamental, e em alguns casos associar suplementos termogênicos, assim como utilizar fontes de proteína na sua alimentação, que sejam de alto valor biológico. 

Os suplementos termogênicos são elaborados com base em cafeína, l-carnitina, beta-alanina, taurina, citrus aurantium e alguns com ingredientes naturais como gengibre, pimentas, chá branco, entre outros. Escolher o melhor para você vai depender do seu estilo de vida e objetivos. 

Os suplementos a base de proteína são apresentados de diferentes formas, como Whey Protein, Albumina, Aminoácidos Essenciais, e podem ser adotados na alimentação de crianças, adultos e idosos, cada um com sua indicação ideal. E sim, se você precisa perder peso, consuma Whey Protein, pois ele pode ajudar nesse processo, mas evite comer alimentos processados, refrigerantes, gorduras e frituras, considerando que são eles que, em excesso, podem fazer com que você consuma mais calorias do que o necessário no dia. Não precisa parar de comer o que você gosta, senão isso pode alterar sua ansiedade, como falamos no início. É só adequar uma rotina de alimentação equilibrada. 

Agora, se você é atleta ou busca um shape bem sequinho com baixa porcentagem de gordura, aí vai ter que substituir, sim, mas só com o acompanhamento de um profissional para não causar problemas de saúde. Esse emagrecimento sem acompanhamento pode acabar prejudicando sua saúde e até mesmo diminuindo a sua imunidade, coisa que queremos evitar. 

A rotina de atividades físicas ajuda, e muito também, mas sobre isso conversaremos na próxima semana com muitas dicas. Para saber mais, entre em contato com a gente pelas redes sociais da loja Essência Fit Suplementos ou vá nos fazer uma visita. Lembrando que se você tiver interesse em fazer uma consulta com a nutricionista, é só agendar com a gente que a nutri atende na loja com horário marcado. 

Pense melhor em você. Ter esses cuidados pessoais podem trazer muitos outros benefícios. Ter saúde física e se sentir bem geram melhor estado emocional e melhor autoestima, que por sua vez diminui a ansiedade. 

Quando nos sentimos bem, temos melhor desempenho nas atividades físicas e no trabalho. Desenvolver suas habilidades profissionais começa em desenvolver sua capacidade pessoal. Pense nisso!

Ana Paula Dalmagro Delai é Empreendedora, Especialista em Indicadores de Desempenho, Sócia na Essência Fit Suplementos de Amambai-MS e Professora de Gestão de Negócios e Agronegócio. Foto: Divulgação 

Fonte: Ana Paula Dalmagro Delai