18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

"O Verdadeiro Significado da Páscoa" por Eloir Vieira

2013-03-08 14:48:00

A Páscoa era a comemoração da saída de Israel do Egito. Naquela ocasião, o sangue de um cordeiro nos umbrais das portas salvou os primogênitos hebreus da morte. Este acontecimento pressagiou a obra de Jesus na cruz. Como o Cordeiro imaculado de Deus, seu sangue seria derramado, a fim de salvar seu povo do castigo da morte pelo pecado.

Jesus e seus discípulos participaram da refeição pascal, cantaram salmos, leram as Escrituras e oraram. Então, Jesus tomou dois elementos tradicionais da refeição da páscoa, o pão e o vinho que eram servidos aos presentes, e deu-lhes um novo significado: representariam seu corpo e seu sangue. Usou o pão e o vinho para explicar a importância do sacrifício que estava prestes a fazer na cruz: “E, comendo eles, tomou Jesus pão, e, abençoando-o, o partiu, e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele Dia em que o beber novo, no Reino de Deus. E, tendo cantado o hino, saíram para o monte das Oliveiras” (MC 14. 22-26).

A Santa Ceia, ainda é regularmente celebrada nos cultos de adoração ao Senhor. Não como um ritual, mas num cerimonial de gratidão a Jesus, relembrando seu sacrifício pelo perdão dos nossos pecados. Jesus celebrou a última Ceia com seus discípulos, dizendo que não tomaria mais a Ceia até àquele Dia em que, beber novo, no Reino de Deus (MC 14.25). Assim nos ensina a Bíblia: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo” (MT 26.26; MC 14.22; LC 22.19).

E você, tem participado regularmente da Santa Ceia e comido o pão que simboliza o corpo de Cristo? Jesus continuou a ensinar: “E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos” (MT 26.27; MC 14.23; LC 22.20). E você, bebe também do cálice que simboliza o sangue de Cristo com os demais irmãos? O cálice com suco de uva, servido na Santa Ceia, representa o sangue de Jesus, que foi derramado na cruz, o sangue da Nova Aliança que todos devem beber (“bebei dele todos”); disse Jesus: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (MT 26.28). Toda vez que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos a morte do Senhor, até que Ele venha (1ªCO 11.26). Deus o abençoe!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete