17/03/2020 08:06

Suplementos: mocinhos ou vilões?

O alimento é a fonte principal do fornecimento de energia e nutrientes para um corpo saudável, condição primordial para que se obtenha bom desempenho físico.  Contudo, nem sempre somente a alimentação possibilita atingir os níveis necessários de substâncias fundamentais que o organismo exige.

Isso decorre da vida agitada, do tempo curto em que o indivíduo tem para fazer suas refeições, nos intervalos de trabalho, habitualmente fora de casa, além do cardápio inadequado, que na maioria das vezes visa o paladar e não a saúde. 

Por isso a suplementação alimentar é importante como coadjuvante não somente para atletas e/ou para quem pratica atividade física regular, mas para todo aquele que seja saudável e busque o aperfeiçoamento e manutenção dessa condição.

Suplementos alimentares são produtos cuja composição se destina a complementar a alimentação normal em casos de ingestão insuficiente de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (como o ômega-3), entre outros. 

Benefícios da suplementação alimentar para praticantes de atividade físicas: 

Para que o praticante tenha os benefícios da suplementação é preciso que ele use o tipo correto de suplemento, sendo estes na quantidade ideal. Feito isso, os principais benefícios que poderão ser percebidos são: 

Melhor desempenho físico, disposição e dinâmica corporal;

Melhora do humor, do rendimento e da qualidade do sono;

Aumento do metabolismo (termogênicos), favorecendo a queima de gordura;

Menos tempo gasto com a recuperação muscular;

Mais disposição para a prática de exercícios e para as atividades relacionadas à rotina diária;

Melhora na absorção de minerais e vitaminas pelo organismo;

Aumenta o nível de proteção dos ossos, nervos e ligamentos; 

Tipos de suplementos alimentares: 

Os suplementos alimentares são divididos em uma série de categorias. Entre as principais existem os termogênicos, vitamínicos, aminoácidos, pré-hormonais, hipercalóricos, hiperproteicos e os repositores energéticos.

Cada tipo de suplemento é destinado a um objetivo específico, sendo os mais comuns:

Ganhar peso;

Ganhar massa muscular;

Suprir necessidades vitamínicas em pessoas praticantes ou não de atividades físicas;

Auxiliar no tratamento de determinados tipos de doenças.

Por fim, nunca deixe de procurar um profissional especialista na área para sanar todas as suas dúvidas e apontar o melhor caminho, seja referente aos suplementos, treinos ou dietas. 

Manuele Cristina Delai é Educadora Física, Especialista em Musculação e Nutrição Esportiva, Personal Trainer e Estudante de Nutrição. Foto: Divulgação 

Fonte: Manuele Cristina Delai