10/03/2020 16:35

Emagrecimento sem perder massa muscular: a gestão da sua saúde e performance

Na maioria das vezes, a perda rápida de peso não favorece a manutenção de massa muscular. Diferentes estudos comprovam que quanto mais rápida for a perda de peso ou mais peso se perder em um curto período de tempo, maiores as chances de perder mais massa muscular. 

Essa forma é conhecida como emagrecimento “não saudável”, pois ao contrário do que muitos pensam, deixar de comer pode ser prejudicial no processo de perda de peso, pois força nosso corpo a diminuir o gasto energético diário. 

Estudos como o de Trexler et al. (2014) faz uma revisão de literatura especifica sobre atletas e aponta a importância da taxa metabólica de repouso no processo de emagrecimento. Por esta razão o consumo de alimentos de forma correta vai contribuir para que além de perder peso, as pessoas tenham maior manutenção da massa magra corporal. 

Existem diferentes estratégias, como a de aumentar a ingestão de proteínas em planos alimentares com restrições calóricas associada a um programa de treinamento de alta intensidade. Longland e colaboradores fizeram uma pesquisa em 2016 com 40 jovens durante 4 semanas, e como resultados perceberam que os jovens que seguiram o protocolo tiveram aumento de massa muscular e maior perda de gordura. 

Porém é importante ressaltar qual o objetivo de cada indivíduo, suas características físicas e a condição da sua saúde, por isso procure uma nutricionista para elaborar seu protocolo. 

A busca pelo emagrecimento passa por todas as etapas necessárias para uma boa gestão de sucesso. 

Um bom planejamento tanto dos seus gastos como da sua rotina fará com que você consiga se dedicar melhor a reeducação alimentar e a rotinas de treinos. 

Avalie como tem gasto seu dinheiro, como você está se alimentando, que horas tem ido dormir e qual horário precisa acordar. Tem investido na sua vida pessoal e profissional? Não apenas dinheiro, você tem investido seu tempo com o que te faz bem e feliz? 

A administração do seu tempo contribuirá para que a sua rotina de preparação dos alimentos e a prática de atividades físicas sejam umas das prioridades do seu dia. Mas se não planejar não vai conseguir administrar mesmo, não! 

Um pequeno mapa que vamos colocar aqui, logo no final do conteúdo, pode te ajudar. Se chama PDCA - (PLANEJAR – DESENVOLVER – CHECAR – AGIR). Faça o seu na sua casa. Claro, existem muitos outros modelos e metodologias ideais para um bom planejamento acontecer, mas vamos começar com ele? O PDCA ajuda, podemos garantir. 

Figura 1 – Ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar, Agir). Imagem: Infobibos

Depois que você preencher, se ficou alguma dúvida pode entrar em contato com a gente pelas redes sociais: @essenciafitsuplementos 

Ana Paula Dalmagro Delai é Empreendedora, Especialista em Indicadores de Desempenho, Sócia na Essência Fit Suplementos de Amambai-MS e Professora de Gestão de Negócios e Agronegócio. Foto: Divulgação 

Referências bibliográficas:

Thomas M Longland, Sara Y Oikawa, Cameron J Mitchell, Michaela C Devries, Stuart M Phillips. Higher Compared With Lower Dietary Protein During an Energy Deficit Combined With Intense Exercise Promotes Greater Lean Mass Gain and Fat Mass Loss: A Randomized Trial. Am J Clin Nutr , 103 (3), 738-46 Mar 2016

Trexler ET, Smith-Ryan AE, Norton LE. Metabolic adaptation to weight loss: Implications for the athlete. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2014;11(1):7

Fonte: Ana Paula Dalmagro Delai