28/02/2020 10:37

O que é viver em Santidade? - Por Eloir Vieira

“Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1ªPe 1.16).

Is allowance instantly strangers applauded

A religião não faz do homem um santo; e sem santificação ninguém verá a Deus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Deus mandou Israel obedecer aos seus mandamentos para serem santificados: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica” (Lv 20.7,8). 

 

Da mesma maneira, a igreja de Cristo precisa obedecer ao evangelho para ser santificada: “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” (1Pe 1.14). “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo” (1ªTs 4.7,8).

 

Quando Deus libertou seu povo do Egito, Mandou que todos se santificassem: “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). Deus é Santo e seu povo também tem que ser santo: “Porque eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo” (Lv 11.45).

 

E o que é viver em santidade? É se converter! Abandonar vícios, maus costumes, idolatrias; praticar o amor ao próximo, fazendo aos outros o que gostaria que fizessem com você; e não fazendo aos outros o que não gostaria que fizessem a você: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1ªCo 6.20).

 

Ser santo significa crucificar os maus desejos: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como vos antes já disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5.19-21). 

 

O Reino é para os santos: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” (1ªCo 6.9,10). “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.15,16).

Fonte: Eloir Vieira