21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Doenças reais de um mundo virtual

2020-02-18 14:36:35

Nunca a beleza foi tão valorizada pela sociedade como nos tempos atuais, onde se dedicar aos estudos, trabalho e família ficou em segundo plano quando falamos de corpos esculturais, shapes perfeitos e pagar qualquer preço para ter fotos com várias curtidas em redes sociais.

A exposição constante em mídias e a possibilidade de qualquer mortal se tornar famoso, vem cada vez mais ressaltando a teoria de “ter” ser mais importante do que “ser”, levando as pessoas a ostentarem bens materiais, mesmo que se endividem para isso, corpos exuberantes, mesmo que às custas de transtornos alimentares, anabolizantes e fortes remédios para emagrecer.

E quando a fama não vem? E quando o corpo não fica igual o daquela blogueira? E quando não se consegue bancar as ostentações, que na internet são comuns? Auto cobranças dominam o ânimo, frustrações acontecem e distúrbios psiquiátricos se instalam. 

Nunca se falou tanto em suicídio como nos dias atuais, nunca a indústria vendeu tantos antidepressivos como agora. Em vez de ter um corpo legal para ter mais saúde, estamos perdendo saúde para ter um corpo perfeito.

Além da auto cobrança, a sociedade também está mais exigente. Apesar do discurso de preconceito zero estar pairando pelo ar, é obrigatório que se coloque uma foto no currículo para constatar se o candidato é “apresentável”, não é raro o entrevistador entrar nas redes sociais de quem está se disponibilizando ao cargo, para averiguar se as rotinas sociais são compatíveis com o perfil da empresa ou se não ferem a imagem que a instituição tem perante a sociedade.

Somos cada vez mais exigidos, estamos cada vez mais exigentes conosco e com os outros, dificultando convívios sociais reais em prol das redes sociais virtuais.

Com essa reflexão podemos concluir que:

Em tempos de culto ao corpo, a cabeça padece.

Em tempos de valorização do ter, a relação humana empobrece.

Em tempos de redes sociais, a sociedade adoece.

Por isso queremos trazer conteúdos que possam contribuir para que esses riscos e doenças diminuam. 

Procure a orientação profissional de um médico especialista ou de uma nutricionista quando sentir que sua saúde precisa de cuidados. 

Invista em um curso profissionalizante do seu interesse que ajude a te desenvolver profissionalmente, e fique menos tempo nas redes sociais. 

Uma ferramenta utilizada na gestão de projetos, e que você pode usar para iniciar seu projeto para ter mais qualidade de vida, é a Análise SWOT que compreende em preencher quatro janelas do seu projeto. 

S de Strengths é traduzido como FORÇA. Nesse campo você vai colocar todas as habilidades que te dão força para concretizar seu projeto. Ex: trabalhar mais de 2 anos na empresa é uma força que te faz ter mais conhecimento sobre as necessidades da mesa. Gostar de pedalar, por exemplo, é uma força que vai te ajudar a fazer parte de um grupo com o mesmo gosto. 

W de Weaknesses é traduzido como FRAQUEZAS. Nesse campo você vai descrever os fatores que dificultam ou impedem a realização do seu projeto. Como no exemplo, não ter a bicicleta ou não gostar de falar suas ideias na empresa para seu líder. 

O de Opportunities é traduzido como OPORTUNIDADES. Aqui você vai olhar para fora da sua empresa, para fora de você e descrever quais as oportunidades que o mercado de trabalho te dá como alternativa de se capacitar e falar em público, ou as promoções de bicicletas para você adquirir uma, por exemplo. São muitas oportunidades, eu te garanto. Aprenda a observar. 

T de Threats é traduzido como AMEAÇAS. Aqui você precisa de atenção. Dependendo do projeto, as ameaças não são visíveis claramente. É preciso ter uma percepção aguçada, auxilio de alguém mais experiente e calmo. Preveja as ameaças externas e tome a decisão. 

Comece agora. Elabore a Análise SWOT de um projeto simples. Quando você perceber estará realizando grandes projetos. 

Tem mais dicas e informações nas nossas redes sociais. 

Fique alinhado entre sua vida profissional e a sua saúde com a gente. 

Ariane Alexandrino Dembogurski é Médica, Cirurgiã Geral, Oncologista, Ortomolecular e Nutróloga.. Foto: Divulgação
Ana Paula Dalmagro Delai é Empreendedora, Especialista em Indicadores de Desempenho, Sócia na Essência Fit Suplementos de Amambai-MS e Professora de Gestão de Negócios e Agronegócio. Foto: Divulgação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete