24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mudar alguns hábitos para ter mais qualidade de vida e rendimento profissional, por Ana Dellai

2020-01-19 12:30:39

Talvez até aqui, você já tenha iniciado por várias vezes uma caminhada as 5h da manhã ou aquele treino “mara” de musculação no final do dia de trabalho e desistiu porque aquilo não era pra você. 

Pois bem, isso faz parte da vida de muitas pessoas que vivem rotinas exaustivas de trabalho e um malabarismo para dar conta das tarefas da casa. Pensando nisso, trago aqui algumas estratégias que vão te ajudar a mudar isso em 2020. 

O caminho é analisar como está a sua autopercepção. Algumas ferramentas como a chamada Janela de Johari, abordada na área da administração por Joseph Luft e Harry Ingham, publicadas em 2001 por Hersey, Blanchard e Johnson, apontam que uma pessoa é percebida e conhecida de quatro formas diferentes, e aqui vamos abordar uma delas, o que os autores chamam de arena particular ou área oculta (eu conhecido por mim e eu desconhecido pelos outros). 

Na arena particular o objetivo é avaliar as suas competências intrapessoais, ou seja, como você está se relacionado com você mesmo e determinar o que precisa mudar para evoluir. 

Não existe mágica. É preciso se conhecer e abrir mão de alguns hábitos viciosos como temer o julgamento dos outros, consumir doces em excesso ou deixar para amanhã algo que você gostaria de fazer hoje e começar a definir metas. 

Acordar as 5h da manhã pode ser uma meta que irá trazer mais horas para o seu dia e te ajudar a mudar alguns hábitos. Pode ser para fazer a caminhada antes do trabalho ou uma refeição com calma antes de sair de casa. O que vai determinar que isso dê certo é a sua arena particular, a sua individualidade (realidade). 

A chave está em encaixar uma nova rotina de resultados positivos e deixar de se basear nos resultados de outras pessoas. Encontre os meios que farão você se dedicar mais a uma vida ativa e saudável. 

Defina micro metas que possam se tornar tarefas práticas, como atividade física 3x na semana, ou estudar mais sobre o setor que você trabalha por exemplo, para iniciar. 

Aos poucos seus hábitos e rotinas vão se encaixando. O corpo perfeito não virá no primeiro mês de pratica de exercícios ou a promoção no trabalho não vai surgir depois que você disser que está estudando. Maximiano (2019) discute que as competências de um profissional estão no conhecimento que ele detém, nas habilidades que ele desenvolve e nas suas atitudes, por isso persista. 

Existe também uma correlação do sucesso das suas micro metas com o perfil individual, treinos e desempenho profissional, mas vamos abordar isso em outro momento. Então não espere, comece a se planejar e mudar seus hábitos agora! 

Ana Dellai é empreendedora, especialista em indicadores de desempenho, sócia na Essência Fit Suplementos de Amambai-MS e professora de Gestão de Negócios e Agronegócio. Foto: Divulgação

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete