18/10/2019 13:22

O princípio da Sabedoria

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência” (Provérbios 9.10).

Is allowance instantly strangers applauded

 

O temor do Senhor é o princípio da sabedora. Toda pessoa que teme ao Senhor é sábia, obediente e fiel a Deus: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre” (Salmo 111.10). Na prática, quem teme ao Senhor, é humilde, pratica a justiça, a misericórdia, a fé, o amor, vive em temor e tremor: “O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço” (Pv 8.13).

 

Os que temem ao Senhor obedecem aos seus mandamentos e são felizes, e vencedores! Tudo prospera na sua casa, no seu trabalho, na sua família. Mesmo vivendo num mundo cheio de aflições e tribulações, os que temem ao Senhor, têm paz e vida com abundancia: “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem” (Salmo 128.1,2).

 

Josué relembra tudo o que Deus havia feito ao povo; livramentos, proteção, provisão, e cumprimento das suas promessas. Josué propõe então, um novo concerto do povo com Deus, e deixa claro que ele e sua família iriam servir a Deus: “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e sevi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: Se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24.14,15).

 

Refugie-se no Senhor, e terá saúde e descanso em paz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Salmo 91.1); será livrado das mãos do maligno e das doenças contagiosas mortais: “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (3); muitos dos que estão perto de ti, serão atacados por pestes, doenças contagiosas e morrerão cedo, mas você permanece vivo: “Mil cairão ao seu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido” (7). Deus coloca anjos ao redor dos que temem ao Senhor, para cuidar e livrar de todo mal: “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (10,11).

 

Tema ao Senhor e seja feliz: “Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal” (Pv 28.14). Vale muito temer e servir ao Senhor! Deus quer mudar seu cativeiro; quer te libertar e te salvar! Portanto, creia na Palavra de Deus e obedeça! Tema ao Senhor e ande nos seus caminhos; sua vida vai mudar para melhor no tempo que ainda lhe resta nesta vida: “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bom desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do SENHOR o disse” (Is 1.19,20). Deus te abençoe e te guarde!

Fonte: Eloir Vieira