24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Cristão divorciado pode casar novamente? – Por Eloir

2019-09-27 10:48:21

Este é um dos assuntos mais polêmicos no meio cristão. As opiniões das pessoas se divergem, mas o mandamento do Senhor é bem claro: Que não se separem. Porém, se separar, não case com outra pessoa; melhor se reconciliar e não partir para um segundo casamento. Esta reflexão visa esclarecer o que Deus estabeleceu, e não indicar uma solução independente do que Deus determinou. Cada um deve conhecer os mandamentos do Senhor e fazer a sua escolha, tomando a sua própria decisão.

 

Para se reproduzir, Deus criou macho e fêmea: “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (GN 1.27).“E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (GN 1.28). Os dois se tornam um: “Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne” (GN 2.24). 

 

O casamento é vitalício e só a morte separa o casal: “Portanto, o que Deus ajuntou, não separe o homem” (MC 10.9). Havendo separação, ambos continuam ligados por causa do juramento que fizeram. Mas, falecendo um, o outro fica livre: “A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo em que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (1Co 7.39).

 

Independente dos motivos, o cristão que se casa com outra pessoa, sem que seu cônjuge anterior tenha morrido, entrará em adultério, tanto ele como ela: “Qualquer que deixa sua mulher e casa com outra adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido adultera também” (Lc 16.18). “De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido” (Rm 7.3). O matrimônio representa a união com Cristo! Jesus sempre perdoa, mas não pode se casar com outro. A igreja é esposa de Cristo!

 

Qualquer justificativa que se der para um novo casamento sem falecimento de uma das partes é puramente humana e não de Deus! Se Jesus tivesse consentido um segundo casamento por qualquer motivo que não tenha sido a morte de uma das partes, Ele estaria contradizendo Gn 2.24; Mc 10.9 e Lc 16.18. Se houver problemas, que haja o perdão e a reconciliação, nunca a separação! Estando separado e sem possibilidade de se reconciliar com o cônjuge, é melhor permanecer sem casar, pois, essa prática poderá continuar por várias vezes e impedir a entrada no Reino: “Os adúlteros não herdarão o Reino de Deus” (1ªCo 6.10). Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém (1ªCo 6.12). Ao pecarmos, Jesus nos perdoa, mas nos manda parar de pecar (Jo 8.11).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete