14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Você já se arrependeu? – Por Eloir Vieira

2019-06-21 16:54:30

O que significa arrependimento? Pesar ou lamentação pelo mal cometido; desistência de algo feito ou pensado em tempos passados. Arrepender-se, significa mudar as atitudes: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” (Ef 4.28,29). 

 

O ser humano, desde o seu nascimento, carrega na sua carne, o pecado herdado desde o início da humanidade (Gn 3). Com o passar do tempo, diversas atitudes ilícitas, começam a fazer parte da sua rotina. Entre tantas coisas, citamos algumas que Deus abomina: Todos os tipos de vícios e idolatrias; maus costumes nas práticas físicas ou por palavras torpes; mentiras, injustiças, maldades, infidelidades, prostituição, mágoa, rancor, ódio, desejo de vingança, não perdoar; avareza, egoísmo, ganancia, vaidade, arrogância, soberba, apego a riquezas materiais, etc. Quando a pessoa se arrepende, ela interrompe essas práticas, rejeitando, repudiando e renunciando a tudo isso.

 

Muitas pessoas são batizadas e frequentam periodicamente uma igreja; têm aparência de cristãos, mas ainda não se arrependeram de algumas práticas ilícitas; se tivessem se arrependido, não continuariam com as mesmas abominações. Essas coisas são pecados, e Jesus mandou se arrepender, parar! E por que devemos nos arrepender? Para recebermos o perdão gratuitamente e sermos salvos: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados” (Lc 3.3).

 

No batismo do arrependimento, a pessoa confessa Jesus, entregando sua vida a Ele. Imediatamente, começa a abandonar a idolatria, os vícios e os maus costumes, torpezas, concupiscências da carne, concupiscências dos olhos, soberba da vida (1ªJo 2.15-17). Essas exigências do evangelho são as condições impostas para receber o perdão e a salvação: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19). 

 

No momento em que a pessoa toma a decisão de se batizar, já começa a renunciar às práticas pecaminosas e parte para o batismo nas águas; assim, ela está demonstrando que está disposta e determinada a se converter. Efetivando isso, recebe o dom do Espírito Santo, e Cristo vem fazer morada espiritualmente na sua vida: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). Jesus mandou crer no evangelho: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15). Você já se arrependeu?

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete