19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Quantas vezes devemos perdoar? – Por Eloir Vieira

2016-12-06 14:04:00

Em primeiro lugar é importante notar que, perdoar não significa esquecer. Esquecimento é um problema de memória. Quem esquece algo ou alguém, tem alguma deficiência mental; perca parcial ou total da memória; talvez sofra de amnésia! Perdoar significa colocar um fim na dívida ou ofensa de alguém. Considerar que a pessoa não deve mais nada, sua dívida está perdoada. Sendo assim, não se fala mais no assunto!

Portanto, perdoar, não significa esquecer, mas desconsiderar a dívida. Também, perdoar, não significa que temos que conviver com pessoas que cometem pecado sistematicamente. Devemos perdoar sempre, mas não precisamos e nem devemos conviver com pessoas que cometem pecados voluntariamente: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2Coríntios 6.14).

Deus nos perdoou e continua perdoando os nossos pecados sempre que nos arrependermos e pedirmos o seu perdão! Dívida perdoada é dívida paga! E, portanto, não se cobra mais e nem se toca mais no assunto! Por isso mesmo, quando uma adúltera foi levada até Jesus para julgá-la, Jesus absolveu ela na hora! Pois Ele veio para salvar os pecadores arrependidos e não para condená-los (João 8.1-11). Entretanto, Jesus não apoia o pecado nem compactua com iniquidades. A ordem sempre é: seus pecados estão perdoados, vá e não peques mais (João 8.11).

Se Deus nos perdoa sempre, quem somos nós para perdoar somente uma, duas ou três vezes? Também devemos perdoar sempre! E se não perdoarmos a quem nos ofendem, Deus também não perdoa as nossas ofensas: “Porque, se perdoardes os homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.14,15).

Se continuarmos no pecado depois de termos nos convertido à Cristo, estaríamos sacrificando novamente Jesus (Hb 6.4-6). O pecado deve morrer para nós e nós para ele: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10.26,27).

Jesus veio primeira vez para se sacrificar e perdoar os pecados da humanidade. E, virá uma segunda vez, não para perdoar, mas para julgar o mundo e inaugurar a vida eterna: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb 9.28).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete