22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

“O sistema é verdadeiramente imune às fraudes”, diz Barroso sobre urnas eletrônicas

2022-06-23 13:04:55

“O sistema é verdadeiramente imune às fraudes”, diz Barroso sobre urnas eletrônicas

O ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Luís Roberto Barroso voltou a defender a segurança e a confiabilidade das eleições no Brasil.

Durante um evento da Escola da Magistratura do Estado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (22), sobre a liberdade de expressão e democracia na era digital, o ministro afirmou que todos os mecanismos de segurança das urnas eletrônicas foram checados e testados, tornando o sistema um dos mais completos, seguros do mundo e “verdadeiramente imune às fraudes”.

“Nós isolamos as urnas eletrônicas completamente. Elas nunca entram no sistema. De modo que, mesmo que alguém consiga derrubar o sistema do Tribunal Superior Eleitoral, você não consegue afetar o resultado das eleições, porque não tem como checar as urnas eletrônicas. Essa é a grande segurança”, pontua o ministro.

Barroso também lembrou que o sistema eleitoral é validado por várias instituições, entre elas, a Polícia Federal.

“O programa que roda na urna, ele é validado por todos os partidos políticos. É validado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, de modo que não tem como fraudar. A urna simplesmente não roda se alguém mexer naquele programa. O sistema é verdadeiramente imune às fraudes, e acusar o sistema de fraudulento é só uma estratégia política lamentável”, disse.

Sobre as notícias fakes, o ministro ponderou que elas devem ser combatidas por todos, principalmente pelos partidos políticos, para evitar que as falsas acusações de fraudes ou manipulação sejam judicializadas.

“A circulação de notícias falsas entre candidatos tem que ser reprimida por iniciativa dos candidatos perante à Justiça Eleitoral. O que nós conseguimos fazer em 2020, e espero que consigamos fazer de novo em 2022, é minimizar os ataques à integridade do sistema eleitoral, com acusações falsas de fraudes, de manipulação, isso é impossível de existir”, concluiu o ministro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete