20/02/2021 09:01

Movimento municipalista lança campanha para reforçar diálogo com a população

Is allowance instantly strangers applauded

Em comemoração ao Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, celebrado em 23 de fevereiro, o movimento municipalista lança a campanha Viva Seu Município. Realizada desde 2014, a iniciativa prevê a realização de uma série de ações simultâneas pelas entidades municipalistas e pelos Municípios para reforçar o diálogo com a comunidade, integrar a população com a gestão, mostrar os desafios enfrentados pelos Entes locais e conseguir melhores condições aos Municípios.

Tradicionalmente, a campanha estimula que as prefeituras levem os gabinetes às ruas para se aproximar dos munícipes. Neste ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as entidades municipalistas estaduais propõem um novo formato para lembrar a data: a realização de transmissões ao vivo nos canais oficiais das prefeituras nas redes sociais. A proposta é que as administrações locais marquem as lives para 11 horas.

Também estão previstas transmissões ao vivo nas redes sociais das entidades estaduais, às 15 horas, e da CNM, às 16 horas, além de outras ações envolvendo o movimento municipalista brasileiro, como reuniões de bancada, sessões especiais em Assembleias Legislativas dos Estados e divulgação de vídeo sobre a importância do Município na vida da população.

Como uma das propostas da ação é apresentar o maior número de informações à sociedade civil, a CNM incentiva o levantamento desses e de outros números disponibilizados na Área Exclusiva da entidade. O espaço dispõe de diversas ferramentas que mostram a realidade do Município nas diversas áreas da gestão, como Finanças, Saúde, Educação e Assistência Social, bem como uma série de indicadores para analisar o desenvolvimento municipal.

É fundamental o entendimento de uma gestão mais compartilhada. Dessa forma, o envolvimento com as entidades estaduais, as microrregionais e os consórcios – estruturas que garantem a interlocução com o público-alvo da Campanha, é de extrema relevância.

Com o objetivo de apoiar os gestores no desenvolvimento das ações, o movimento municipalista disponibiliza proposta de roteiro, um passo a passo de como as prefeituras podem realizar a transmissão, cronograma das ações e peças gráficas para serem replicadas antes e durante o dia D. Para o sucesso da ação, a orientação é que os Municípios façam postagens sempre nos mesmos horários – estabelecidos no Guia - e utilize nas publicações em redes sociais a hashtag #VivaSeuMunicipio.

Campanha

Lançada com o propósito de fazer o cidadão compreender a realidade municipal, a campanha Viva seu Município se fortaleceu com o engajamento de milhares de prefeituras brasileiras. A principal bandeira do movimento municipalista – equalizar as responsabilidades da administração local com os repasses e os recursos disponíveis – entrou para o discurso e os debates do gestor com a população.

A campanha também coincide com o Dia do Municipalismo. A data foi instituída pela Lei 12.639/2012 em homenagem àqueles que, todos os dias, buscam melhorias para a localidade em que vivem. Ao incentivar o diálogo e a transparência, por meio de reuniões, rodas de conversa e eventos, o Viva seu Município virou a oportunidade de os gestores e a comunidade lembrarem da data comemorativa e lutarem juntos por melhores condições nos Municípios.

 

Fonte: Assessoria Assomasul