20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Orientações necessárias para pegar as chaves do seu seminovo

2020-05-26 15:16:23

Ter o próprio automóvel é ideal e necessário para quem precisa se locomover por distâncias mais longas. É é um dos sonhos de quem chega à vida adulta, todos desejam casa e carro próprio. Mas, o preço de um automóvel novo nos dias de hoje está salgado, a saída pode ser comprar um carro seminovo.

 

Antes de comprar o seu seminovo há alguns pontos importante que é preciso levar em consideração. Existem excelentes opções no mercado que podem atender às suas necessidades.

É preciso avaliar a quilometragem do veículo, pois quanto mais quilômetros rodado há mais chances ele tem de apresentar alguma falha. Uma referência no mercado é a marca de quinze mil quilômetros rodados por ano. Caso o veículo estiver fora dessa margem, vale repensar.

 

O gasto de combustível é um dos principais fatores a ser observado. Por exemplo, um veículo novo tende a consumir mais gasolina do que um antigo e isso vai acabar refletindo no seu bolso.

A desvalorização do veículo ao sair da concessionária também precisa ser avaliado, caso você deseje vender o carro futuramente. Um carro novo perde cerca de quinze por cento do seu valor. Os carros usados tem mais vantagens para o comprador, pois apresentam uma desvalorização menor, isso se o veículo estiver em boas condições.

 

Outro item que deve ser avaliado é o preço do seguro. Quanto mais antigo o carro for, mais desvalorizado ele será e como resultado o valor do seguro será mais alto. As seguradoras fazem os cálculos levando em consideração a chance de um veículo seminovo ter algum defeito ou problema sendo maior e mais frequente do que um carro novo. Portanto, vale a pena verificar a diferença e ver se em longo prazo é um gasto que compensa.

 

O IPVA do veículo é calculado em cima do preço do carro que consta na Tabela Fipe. Um veículo seminovo é mais mais barato que um novo, e consequentemente você vai pagar de um valor menor de imposto.

 

Comprar um carro seminovo traz outras vantagens além do menor custo na compra. Veja a seguir essas vantagens no custo final de um automóvel.

 

Um carro para ser considerado seminovo deve ter até 3 anos de uso. O estado de conservação do veículo também deve ser levado em conta e, dependendo dos defeitos na lataria ou no motor já é considerado usado. Portanto antes de pegar as chaves do seu seminovo solicite que um mecânico de sua confiança realize uma avaliação das reais condições do veículo.

 

O preço é o fator mais relevante quando o assunto é comprar um carro seminovo. Porém,  fatores como manutenção e seguro também devem ser levados em consideração.

 

É recomendado avaliar o quanto veículo irá impactar o seu orçamento em relação a um carro novo, considerando todos os possíveis gastos de rotina como combustível e manutenção..

 

Devido ao ânimo e a pressa para comprar o automóvel as pessoas acabam esquecendo de verificar a documentação. Portanto, realize uma vistoria das condições do veículo, e assegure-se de que o chassi do veículo não foi alterado, também se o veículo não possui multas pendentes.

 

Para ter mais segurança, o ideal é ter um contrato de compra e venda, além disso exija um recibo. Outro ponto muito importante é realizar a transferência do veículo para o seu nome..

 

Obviamente que a escolha de um carro seminovo irá depender das suas necessidades diárias. Porém, existem alguns modelos mais buscados. Veja alguns exemplos a seguir.

 

Toyota Corolla

 

É o carro mais vendido no mundo. Seus principais atrativos são os itens vindos de fábrica, como os bancos de couro, e os custos de manutenção que são mais baratos, se comparados aos demais modelos da mesma categoria.

 

Volkswagen Gol

 

No ano passado o Volkswagen Gol ficou em primeiro lugar no ranking de carros seminovos mais vendidos do país. 

 

Ele possui condições atraentes de manutenção, um exemplo é a facilidade de encontrar peças, caso seja necessário. E o seguro custa cerca de cinco por cento do valor do carro.

 

Fiat Palio

 

O fiat possui uma demanda de peças e serviços, isso faz com que os custos de manutenção sejam mais acessíveis.

 

Fiat Uno

 

Um dos mais queridinhos do brasileiros. Ele dispõe uma manutenção mais em conta devido a sua disponibilidade de peças. Outra vantagem é que se trata de um modelo mais econômico do que outros da mesma marca.

 

Chevrolet Onix

 

Tem sido o carro mais vendido do Brasil há cinco anos seguidos. O que o torna uma boa compra mesmo quando se trata de um usado. Além de possuir um preço de manutenção acessível, possui baixo consumo de combustível.

 

De modo geral comprar um carro seminovo exige bastante pesquisa. O ideal é evitar os vendedores que são muito “pegajosos”, pois eles costumam te pressionar para comprar o carro e isso pode te prejudicar se ceder à pressão.

 

Gostou desse artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quais medidas tomar antes de pegar as chaves de um seminovo!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete