32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Receita Federal e Aduana Paraguaia reúnem-se em Ponta Porã para tratar de assuntos referentes a sistema de troca de informações

2020-02-19 16:36:24

No dia 19 de fevereiro de 2019, representantes das Aduanas Brasileira e Paraguaia reuniram-se na Alfândega da Receita Federal do Brasil em Ponta Porã-MS (ALF/PPA) para tratar de assuntos pertinentes ao sistema de troca de informações entre as duas Aduanas.
A reunião teve início com a fala do delegado da ALF/PPA, auditor-fiscal Marcelo Rodrigues de Brito, dando boas vindas a todos  e informando a presença do Superintendente da Receita Federal  da 1ª Região Fiscal, auditor-fiscal Antônio Henrique Lindemberg Baltazar e do Adido Tributário e Aduaneiro junto à embaixada do Brasil em Assunção-PY, auditor-fiscal Sérgio Luiz Messias de Lima.

A intenção da Aduana brasileira para o Intercâmbio de Manifiesto Internacional de Carga (IMCI) é eliminar o trânsito de papéis e implementar da melhor forma possível a alimentação  automatizada do sistema, tanto para as exportações quanto para as importações.

A proposta para o IMCI trazida pela Aduana paraguaia faz um incremento ainda maior. As Aduanas teriam acesso  ao Sistema Informático de Trânsito Aduanero (SINTIA), via WEB, alimentado com informações das importações e exportações brasileiras. Tais informações seriam alimentadas, em parte, automaticamente através do sistema Consultas Portal Interconexión del Mercosul (CPIM), antigo sistema INDIRA, e em parte por upload dos dados.

As ações a serem implementadas possibilitarão a realização do trabalho de controle aduaneiro entre os dois países na fronteira de Ponta Porã/BR – Pedro Juan Caballero/PY, de forma mais ágil, transparente, segura e íntegra, promovendo assim a facilitação do comércio internacional.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete