29/10/2023 04:12

Saiba quem era Matthew Perry, estrela de “Friends” que morreu aos 54 anos

Seu primeiro papel no cinema foi ainda no ensino médio, contracenando com River Phoenix, no filme de 1988 “Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon”.

Is allowance instantly strangers applauded
O ator Matthew Perry, o Chandler do seriado “Friends”, foi encontrado morto aos 54 anos, neste sábado (28), em sua casa em Los Angeles - Crédito: Reprodução/ Instagram

Matthew Perry, que ganhou estrelato ao interpretar Chandler Bing em “Friends”, morreu em um aparente acidente de afogamento em sua casa em Los Angeles, neste sábado (28), ao 54 anos, segundo o Los Angeles Times, citando fontes policiais.

Até o momento, não há suspeita de crime, informaram as fontes ao LA Times. Os representantes de Perry não responderam ao pedido de comentários da CNN.

Ao crescer, ele perseguiu sua paixão pelo tênis e se tornou um dos melhores tenistas do Canadá. Assim como seu pai, o jovem Perry também desenvolveu interesse em atuar depois de se mudar para Los Angeles quando era adolescente para morar com ele.

O primeiro papel creditado de Perry foi um pequeno no drama “240-Robert” em 1979. A partir daí, outros pequenos papéis surgiram em programas como “Charles In Charge”, “Silver Spoons” e “The Tracey Ullman Show”.

Seu primeiro papel no cinema foi ainda no ensino médio, contracenando com River Phoenix, no filme de 1988 “Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon”.

No ano anterior ao lançamento do filme, Perry estrelou a sitcom “Second Chances” (mais tarde renomeada como “Boys Will Be Boys”) sobre um homem que morre e retorna à terra para ser o mentor de seu eu mais jovem, interpretado por Perry.

A série não conseguiu encontrar seu público e Perry continuou a conseguir papéis de destaque em projetos como “Growing Pains”, “Who’s The Boss” e “Beverly Hills, 90210”.

Mas quando foi escalado para interpretar o afável e sarcástico Chandler Bing em “Friends,” de 1994, que a fama chegou.

O papel lhe rendeu uma indicação ao Emmy no horário nobre em 002. Ele também recebeu outras quatro indicações para o prêmio de atuação na TV, incluindo duas por sua vez como Joe Quincy em “The West Wing”.

Biografia e polêmicas

Perry ficou famoso por seu papel como Chandler Bing, na comédia de sucesso dos anos 90, que durou 10 temporadas. Ao todo foram 234 episódios.

Seu personagem era um dos favoritos dos fãs da série, assim como sua performance. Suas falas passaram a ser recriadas por fãs de todo o mundo.

Embora “Friends” tenha sido seu maior sucesso, Perry estrelou vários outros programas de TV e filmes ao longo dos anos – como “17 Anos, Outra Vez!”, “Só os tolos se apaixonam”, “Falsas aparências”, “Um caso a três”, dentre outras produções.

No final de 2022, Perry lançou o livro “Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing”, onde trouxe revelações polêmicas sobre sua vida. Na publicação, o ator contou seu problema com drogas durante as gravações da série, comentários estranhos sobre Keanu Reeves e admitiu sua paixão pela atriz e colega de série, Jennifer Aniston.

Após o lançamento, o ator enfrentou reações pelas referências a Reeves, que alguns consideraram ofensivas, incluindo um trecho sobre a morte de seu amigo River Phoenix — irmão do astro de Coringa, Joaquim Phoenix — em 1993.

“River era um homem lindo, por dentro e por fora — lindo demais para este mundo, acabou. Parece que sempre são os caras realmente talentosos que caem”, escreveu Perry no livro. “Por que os pensadores originais como River Phoenix e Heath Ledger morrem, mas Keanu Reeves ainda caminha entre nós?”

Perry se desculpou posteriormente pelo comentário, dizendo em uma declaração à People, em outubro de 2022, que ele é “um grande fã” de Reeves e que havia escolhido um “nome aleatório” no livro. “Peço desculpas. Eu deveria ter usado meu próprio nome”, acrescentou no comunicado.

Fonte: CNN Brasil