17/06/2022 19:07

Robô Perseverance, da Nasa, descobre 'algo inesperado' em Marte

Material térmico que teria feito parte de uma estrutura do robô foi encontrado a cerca de 2km de distância do seu local de pouso no planeta. 'É uma surpresa', afirma a Nasa.

Is allowance instantly strangers applauded
Material encontrado pelo robô Perseverance em Marte. — Foto: Nasa

A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgou nesta semana que seu robô Perseverance descobriu "algo inusitado" na superfície de Marte.

Trata-se de um pedaço de papel alumínio que os cientistas da agência acreditam que tenha feito parte de uma manta térmica usada para proteger o robô antes de seu pouso no planeta vermelho.

O inusitado disso, segundo a Nasa, é o fato de que o material foi encontrado a cerca de 2km de distância do local de pouso do Perseverance.

"É uma surpresa encontrar isso aqui", afirma a conta oficial do robô em uma rede social.

"Esse pedaço pousou aqui depois disso [do impacto], ou foi levado pelo vento?", questiona a Nasa.

Marte tem uma atmosfera fina composta principalmente de dióxido de carbono, argônio, nitrogênio e uma pequena quantidade de oxigênio. Segundo a Nasa, os ventos em fortes tempestades de areia no planeta podem provocar rajadas de mais de 90 km/h.

Pouso do robô Perseverance em Marte. — Foto: Reprodução/Nasa
Pouso do robô Perseverance em Marte. — Foto: Reprodução/Nasa

O pouso do robô aconteceu em fevereiro de 2022, na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos.

O Perseverance está no planeta como parte do Programa de Exploração de Marte da NASA.

O objetivo do projeto é não só melhor entender a formação e evolução inicial do astro, como também analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte ao longo do tempo e interpretar cientificamente o potencial do planeta já ter hospedado vida.

Além disso, a missão tem também como propósito auxiliar o entendimento da ciência da geologia marciana, algo fundamental para os preparativos de uma possível viagem tripulada ao planeta.

Desde a chegada do Perseverance ao planeta vermelho, o robô da Nasa já flagrou diversas fotos curiosas. Veja mais aqui.

Fonte: G 1