01/06/2022 08:08

Arqueólogos encontram 250 caixões e tesouros de múmias de 500 a.C no Egito

Descoberta em um cemitério em Saqqara também revela estátuas dos deuses Anúbis, Amon, Min, Osíris, Ísis, Nefertum, Bastet e Hathor

Arqueólogos que trabalham nas proximidades do Cairo, no Egito, descobriram centenas de antigos caixões egípcios e estátuas de bronze de divindades.

A descoberta em um cemitério em Saqqara revela estátuas dos deuses Anúbis, Amon, Min, Osíris, Ísis, Nefertum, Bastet e Hathor, juntamente com uma estátua sem cabeça do arquiteto Imhotep, que construiu a pirâmide de Saqqara, disse o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito na segunda-feira (30).

Os 250 caixões, 150 estátuas de bronze e outros objetos datam do período tardio, cerca de 500 a.C, de acordo com o ministério.

Eles eram acompanhados por um instrumento musical conhecido como sistro e uma coleção de vasos de bronze usados ​​em rituais de adoração à deusa Ísis.

Os caixões de madeira pintados foram encontrados intactos em poços funerários e continham múmias, amuletos e caixas de madeira. Também foram encontradas estátuas de madeira de Néftis e Ísis de um período anterior, ambas com faces douradas.

Um caixão continha um papiro bem preservado escrito em hieróglifos, talvez versos do Livro dos Mortos, e foi enviado ao laboratório do Museu Egípcio no Cairo para estudo, disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Uma coleção de cosméticos foi encontrada, incluindo recipientes de kohl, além de pulseiras e brincos.

Os caixões serão transferidos para exibição no Grande Museu Egípcio em construção perto das Grandes Pirâmides de Gizé e com inauguração prevista para o final deste ano.

Saqqara, ao Sul das pirâmides de Gizé, forneceu um fluxo constante de descobertas arqueológicas nos últimos anos. A missão está escavando na área desde 2018.

 

Fonte: CNN BRASIL