08/01/2022 10:07

Radar 3D e carro que mudam de cor são destaques automotivos na CES 2022

Fabricantes aprimoram autonomia de bateria e fazem projeções do setor para o futuro

Uma feira de tecnologia como a CES — principal de tecnologia do mundo — dá liberdade para que as empresas sejam ousadas em seus produtos com o intuito de pavimentar algo novo e assim emplacar tendências que possam ser aproveitadas pelo mercado amplo no futuro.

O setor automotivo é uma das áreas que mais aplica este conceito. Embora alguns lançamentos sejam protótipos conceituais, parte do que sobe ao palco poderá ser encontrada nas ruas muito em breve.

Sony

Novidade SUV VISION-S 02 revelado na CES 2021 / Divulgação/Sony

A empresa apresentou o protótipo de SUV elétrico VISION-S 02, de sete lugares, com foco em segurança e entretenimento.

Sensores de sensibilidade, câmeras de alta resolução e radar 3D “LiDAR” foram equipados por todos os lados do carro para reconhecimento e análise aprimorada do ambiente em tempo real.

Com isso, a Sony espera oferecer níveis de segurança e conforto superiores para o motorista em momentos de dirigibilidade autônoma — testes estão sendo conduzidos na Europa para certificação do Nível 2+ e assim oferecer assistências na direção, aceleração e freagem.

O protótipo também oferece comandos por voz e gestos; customização do painel e ruído do motor e sincronização com a nuvem por meio do 5G, para salvar configurações e receber atualizações.

O entretenimento fica por conta de alto-falantes nos bancos para efeito sonoro espacial; telas compartilhadas ou individuais no painel frontal e bancos traseiros; possibilidade de jogar videogames remotamente de um PlayStation 5 que estiver na casa do e também a habilidade de fazer o streaming desses jogos direto dos servidores da Sony.

Preço e data de lançamento não foram divulgados.

BMW

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Tecnologia E Ink eleva a personalização de automóvel a um novo patamar / Divulgação/BMW

Já o SUV iX Flow foi revelado pela BWM para introduzir sua tecnologia de personalização de carroceria. Por meio da tecnologia E Ink — uma espécie de tinta eletrônica que imita a aparência do papel e amplamente utilizada em leitores de livros digitais — o consumidor poderá trocar a cor ou desenho da carroceria instantaneamente

A novidade também pode contribuir para a eficiência do elétrico e conforto dos passageiros, já que a variação de cores claras e escuras pode refletir ou absorver a luz do sol em diferentes níveis, aquecendo ou refrigerando o veículo como um todo.

A fabricante pretende avançar no desenvolvimento da tecnologia e levar o conceito ao interior do carro também.

GM

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Silverado EV na versão RST para o público em geral / Divulgação/GM

Prevista para chegar ao mercado americano em 2023, a GM apresentou ao mercado a picape Chevrolet Silverado EV em duas versões: RST (foto) e WT (diferente configuração para cargas e reboque, voltado para frotas).

O elétrico possui autonomia estimada de mais de 640 quilômetros com uma carga completa e oferece tração 4×4, teto panorâmico, central multimídia integrada ao painel de instrumentos de 17 polegadas, partida automática via comando de voz e conectividade sem fio para receber atualizações.

O modelo também oferece tecnologias de assistência ao motorista envolvendo direção, aceleração e frenagem por meio de sensores e radares equipados.

A picape ainda possui a funcionalidade de recarregar a bateria de outros veículos elétricos.

Os preços sugeridos são de $50.000 e $80.000 ou R$ 285.000 e R$ 456.000 convertendo diretamente.

Mercedes-Benz

VISION EQXX quer tornar viagens em estradas mais confortáveis, sem a preocupação com autonomia de bateria

O VISION EQXX chega com a promessa de elevar a autonomia de bateria a um novo patamar.

O protótipo pode fazer mais de 1.000 km com uma única carga, marco que a Mercedes conseguiu alcançar trabalhando junto com seu time de engenheiros da Fórmula 1 para reduzir o tamanho da bateria, diminuindo assim o peso do veículo, além de aprimorar a aerodinâmica para diminuir a resistência ao ar e torná-lo mais eficiente.

O teto do VISION EQXX é composto por painéis solares responsáveis por 25 km de autonomia; o chassi também utiliza materiais recicláveis.

A fabricante espera ainda desenvolver um sistema de navegação 3D em tempo real para aproveitar a tela de 47,5 polegadas que envolve todo o painel. Preço e detalhes de produção não foram divulgados.

Cadillac

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InnerSpace é a visão que a Cadillac quer emplacar no setor de carros elétricos / Divulgação/Cadillac

O InnerSpace é o novo conceito de carro de luxo elétrico apresentado pela Cadillac. O protótipo é 100% autônomo e é a visão de carro do futuro da fabricante.

O design externo lembra o estilo encontrado em veículos espaciais com o topo formado por vidro em toda a sua extremidade, oferecendo um novo jeito de olhar o céu.

O teto, inclusive, pode ser aberto da mesma forma que as portas. O painel do veículo é inteiramente formado por uma enorme tela curva, sem botões, volante ou instrumentos.

O intuito do carro é oferecer aos passageiros a experiência de conforto encontrado em hotéis de luxo, deixando que a viagem seja inteiramente controlada pelo automóvel.

Samsung

A experiência do usuário foi o foco da Samsung ao apresentar sua visão em software para automóveis.

Por meio de realidade aumentada, um veículo teria a capacidade de escanear os arredores para coletar informações que auxiliem tanto na condução quanto nos objetivos do motorista com a viagem. O sistema também seria capaz de prever situações no trânsito e sugerir alternativas como de trocas de faixa para dar passagem a uma ambulância que está se aproximando.

Conexão com o piloto também seria presente, exibindo dados de saúde e eventos de calendário, ativando automaticamente a direção autônoma caso uma videoconferência de trabalho seja necessária naquele instante, por exemplo.

Our Next Energy

A Our Next Energy, uma startup do Michigan, EUA, demonstrou uma tecnologia de bateria para carros autônomos que possibilita uma viagem de mais de 1200 km com uma única carga.

Em dezembro de 2021 a empresa testou sua tecnologia em um Tesla Model S que foi capaz de rodar quase 1420 km sem parar para recarregar.

Em comparação, com a bateria original da Tesla, o modelo tem autonomia de pouco mais de 600 km. A startup pretende iniciar a produção em larga escala até 2023.

 

Fonte: CNN BRASIL