19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

China cria ‘Sol artificial’ cinco vezes mais quente que o real

2022-01-05 09:10:19

A China testou um equipamento capaz de criar temperaturas cinco vezes mais elevadas que a do Sol. A máquina, batizada de Tokamak Supercondutor Avançado Experimental (East, na sigla em inglês), tem como objetivo criar energia limpa simulando as reações naturais de uma estrela.

O "Sol artificial" alcançou temperaturas próximas aos 70.000ºC, informou a agência chinesa Xinhua News, de acordo com o veículo britânico Independent.

“A operação recente estabelece uma base científica e experimental sólida para o funcionamento de um reator de fusão”, explica Gong Xianzu, pesquisador do Instituto de Física de Plasma da Academia Chinesa de Ciências e líder do experimento.

"East
East deve estar em pleno funcionamento até junhoREPRODUÇÃO YOUTUBE/CRUX

Até o momento, o projeto de fusão nuclear custou à China mais de R$ 5,3 trilhões. O teste definitivo deve ocorrer até junho, e é visto por cientistas como um grande passo em direção à energia limpa.

Os reatores de fusão nuclear não usam combustíveis fósseis e não criam resíduos tóxicos. Ainda segundo o Independent, físicos não acreditam em grande risco de acidente que envolva esse tipo de tecnologia.

Agora, os cientistas chineses deverão ajudar na construção de outra planta de fusão nuclear, que está sendo construída em Marselha, na França. O Reator Termonuclear Experimental Internacional (Iter, na sigla em inglês) será o maior reator do mundo quando finalizado.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete