26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Partido governista vence eleições em 20 estados da Venezuela

2021-11-22 11:11:48

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) concedeu a vitória ao Partido Socialista governista em 20 estados e a políticos da oposição em três em um anúncio inicial desta segunda-feira (22) sobre as eleições municipais e estaduais.

Pouco depois de os primeiros resultados serem publicados, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, comemorou o triunfo do governo. "A vitória é impressionante", disse Maduro, cercado por apoiadores, acrescentando que "boas vitórias precisam ser comemoradas".

Os resultados são um contratempo para os líderes oposicionistas que voltaram às cédulas depois de boicotarem a eleição presidencial de 2018 e as eleições parlamentares de 2020, argumentando que uma votação justa era impossível devido às fraudes e à intimidação de gangues violentas leais a Maduro.

Neste ano, políticos da oposição decidiram concorrer por estarem frustrados com a incapacidade das sanções dos Estados Unidos de depor Maduro, além de estarem estimulados com a presença de observadores eleitorais da União Europeia.

Só 41,8% dos eleitores registrados compareceram para depositar seus votos no domingo (21), o equivalente a cerca de 8,1 milhões de pessoas, informou a principal autoridade eleitoral do país sul-americano.

"Problemas pequenos e isolados" foram registrados no decorrer da votação, disse o CNE no início do dia.

Nas eleições estaduais de 2017, o partido governista conquistou 19 governos, e políticos da oposição outros quatro.

O único resultado municipal anunciado no primeiro boletim do CNE foi da capital Caracas, onde os socialistas também foram declarados vencedores.

Os cidadãos votaram para escolher mais de três mil governadores, prefeitos e conselhos municipais em todo o país, e 21 milhões de venezuelanos estavam registrados para votar.

O resultado ruim dos opositores pode prejudicar sua capacidade de disputar a eleição presidencial de 2024.

"Este resultado é lamentável para a oposição", opinou Luis Vicente Leon, diretor da consultoria local Datanálisis, em uma postagem no Twitter.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete