32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

A decisão do presidente da China que pode afetar todo o planeta

2021-09-23 14:06:00

É uma decisão que pode causar impacto em todo o planeta. O presidente da China, Xi Jinping, anunciou nesta semana, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que seu país deixará de participar da construção de usinas a carvão no exterior.

"A China aumentará o apoio a outros países no desenvolvimento de energia verde e (de baixa emissão) de carbono, e não construirá novos projetos de energia movidas a carvão no exterior", disse o presidente em um vídeo pré-gravado.

A mudança pode prejudicar o desenvolvimento futuro do carvão no mundo: mais de 70% das usinas a carvão do mundo atualmente construídas dependem de fundos chineses, de acordo com dados do International Green Finance Institute, com sede em Pequim, divulgados pela Bloomberg.

Em 2020, o presidente chinês já havia anunciado que planejava tornar a China um país neutro em carbono até 2060 e, em seu discurso na ONU na quarta-feira (22/09), prometeu acelerar os esforços nesse sentido.

"Isso requer um trabalho muito árduo e faremos todos os esforços para atingir esses objetivos", enfatizou.

O compromisso da China surge a poucas semanas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada em novembro em Glasgow e que buscará ampliar os objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima.

As declarações de Xi foram celebradas por diferentes organizações ambientalistas, embora eles insistam na necessidade de medidas no próprio país asiático, principal poluidor do mundo.

Reações

"Rapaz
Mesmo após anúncio do presidente, futuro das usinas a carvão da China ainda são incógnita

O anúncio da China ocorre após outras promessas semelhantes da Coreia do Sul e do Japão e depois de pressão da comunidade internacional.

A organização ambiental internacional 350.org disse, de acordo com a agência AFP, que o anúncio de Xi foi "enorme" e que poderia significar uma "mudança radical".

Este ano já havia sinais dessa virada: a China, que costumava financiar usinas movidas a carvão em outros países por meio de sua iniciativa Nova Rota da Seda, não financiou nenhuma nos primeiros seis meses do ano. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu, segundo a Bloomberg.

Helen Mountford, vice-presidente de clima e economia do World Resources Institute, chamou isso de "um ponto de inflexão histórico para acabar com o combustível fóssil, o mais sujo do mundo", de acordo com a AFP.

"A promessa da China mostra que está sendo fechada a irrigação do financiamento público internacional para o carvão", disse ela.

Manish Bapna, presidente do grupo de defesa ambiental Conselho de Defesa de Recursos Naturais (NRDC, na sigla em inglês), disse em um comunicado que este "é um grande passo à frente na longa marcha global em direção a um mundo mais saudável, seguro e próspero".

"Ao cancelar planos de construir dezenas de usinas termelétricas a carvão, a China está tomando uma decisão forte em direção a um futuro mais limpo no exterior. Isso abre a porta para ambições climáticas mais ousadas da China e de outros países importantes, internamente e no exterior", acrescentou.

Dúvidas

Apesar da boa recepção da mensagem de Xi, não está claro o que acontecerá com os projetos já em andamento ou já acordados.

Xi também não se referiu às usinas a carvão do país asiático, outra grande preocupação com a saúde do planeta. O carvão é a principal fonte de energia do país há décadas e seu uso está aumentando.

Na verdade, em agosto, o governo chinês estava construindo novas usinas em mais de 60 locais em todo o país. Muitas regiões têm até mais de uma.

O enviado especial dos EUA sobre o clima, John Kerry, disse durante uma recente visita à China que construir mais usinas a carvão "representa um desafio significativo aos esforços mundiais para lidar com a crise climática".

"XI
Declarações de Xi foram celebradas por diferentes organizações ambientalistas, mas elas cobram medidas no próprio país asiático, principal poluidor do mundo

A China argumentou que tem o direito de fazer o que os países ocidentais fizeram no passado: liberar CO2 para desenvolver sua economia e reduzir a pobreza.

Como resultado desse consumo, as emissões de carbono do gigante asiático não são apenas enormes e crescentes, mas superam as de outros países.

As emissões por pessoa no país asiático são cerca de metade das dos Estados Unidos, mas sua enorme população de 1,4 bilhão e seu crescimento econômico explosivo colocaram a China à frente de qualquer outro país. A China se tornou o maior emissor de CO2 do mundo em 2006 e agora é responsável por mais de um quarto da produção global de gases de efeito estufa do planeta.

Os especialistas concordam que, se a China não fizer grandes reduções na liberação de poluentes no meio ambiente, o mundo não poderá vencer a luta contra as mudanças climáticas.

Outros anúncios

Enquanto isso, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, prometeu dobrar o financiamento do país para os estados mais afetados pelas mudanças climáticas.

"Isso tornará os Estados Unidos um líder no financiamento público para o clima", disse Biden em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos na Assembleia da ONU.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que estava "animado" por "importantes" anúncios da China e dos EUA, mas que muito mais é necessário para combater as mudanças climáticas.

De acordo com um relatório da ONU sobre as mudanças climáticas divulgado em agosto de 2021, as emissões contínuas de gases do efeito estufa podem romper um importante limite de temperatura em pouco mais de uma década. Os autores também mostram que um aumento do nível do mar de cerca de dois metros até o final deste século "não pode ser descartado".

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete