19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Tiros deixam mortos e feridos no Texas, nos Estados Unidos

2019-08-31 19:53:50

Um ataque a tiros na madrugada deste domingo (4) deixou 9 mortos na cidade de Dayton, no estado americano de Ohio.

Os tiros começaram pouco depois da 1h da manhã (2h em Brasília) perto de um bar na East Fifht Street, na região central da cidade. O criminoso utilizava uma arma de calibre .223 de alta capacidade, além de recarregadores e equipamentos de proteção. Ele foi morto pela polícia.

O atirador foi identificado como Connor Betts, de 24 anos, segundo a polícia local. Buscas foram realizadas em sua residência em Bellbrook, a cerca de 26 km da cidade onde foi realizado o massacre.

Dentre os nove mortos, está Megan Betts, irmã do atirador. Segundo o chefe de polícia de Dayton, Richard Biehl, ela foi "uma das primeiras" vítimas. Veja a lista de nomes.

Os 27 feridos foram levados ao hospital e um está em estado crítico. De acordo com a prefeita de Dayton, Nan Whaley, a polícia entrou em ação 20 segundos após os primeiros disparos, e o suspeito foi morto 10 segundos depois.

A polícia de Dayton também afirmou que deteve o criminoso antes de ele entrar no bar. "Se ele tivesse entrado no bar com aquele tipo de arma, teríamos uma catástrofe", disse Biehl.

A arma usada no ataque foi comprada legalmente de uma distribuidora, que a adquiriu pela internet. Ainda havia uma segunda arma no carro, mas ela não foi utilizada.

O ataque ocorreu na calçada do bar Ned Peppers. Pouco tempo depois, em seu perfil em uma rede social, o estabelecimento afirmou que os funcionários do bar estavam seguros.

Uma testemunha disse à BBC que estava próximo ao local, em um show de rap que foi esvaziado. "Saímos todos com rapidez e segurança", disse Jae Williams. "Ficamos todos chocados".

"Tiroteios

Tiroteios nos EUA: 29 pessoas foram mortas em 12 horas — Foto: Arte: Betta Javorski

Repercussão

Na manhã deste domingo, o presidente Donald Trump lamentou as mortes e elogiou a atuação da polícia nos dois casos. "Deus abençoe o povo de El Paso, Texas. Deus abençoe o povo de Dayton, Ohio", escreveu em uma rede social.

O presidente Jair Bolsonaro disse que não se evitam ataques a tiroscomo os dois ocorridos neste final de semana nos Estados Unidos "desarmando o povo".

Em pronunciamento no Vaticano, o papa Francisco condenou os ataques a "pessoas indefesas" e manifestou apoio às vítimas e familiares dos ataques no Texas, em Ohio e na Califórnia, onde, na semana passada, três pessoas foram mortas num festival gastronômico.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete