14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pântanos ganham cores do arco-íris, entenda o fenômeno

2018-12-06 09:01:00

"arco-íris"

Direito de imagem

ALLISON GOZ

Image captionParece até efeito de Photoshop. Mas esta foto tirada de um pântano no Estado da Virgínia é real

Um arco-íris pareceu baixar do céu e se instalar nas águas de um pântano nos Estados Unidos. Quem presenciou a cena foram Brent Rosse e sua noiva quando exploravam a floresta do parque First Landing State, no Estado de Virgínia.

A foto que Brent tirou naquela manhã viralizou e recebeu 120 mil votos em 24 horas no site Reddit. A imagem retrata o reflexo das cores sobre as águas, entre as sombras das árvores.

O curioso fenômeno gerou debates nas redes sociais e, logo, surgiram várias fotos de pessoas que haviam presenciado paisagem semelhante.

Michael Hussay, um engenheiro aposentado, compartilhou uma imagem de um pântano perto de sua casa, em Tallahassee, na Flórida.

"arcoDireito de imagemMICHAEL HUSSEY
Image captionMichael Hussey diz que em 40 anos vivendo perto de um pântano na Flórido só observou o fenômeno do arco-íris 10 vezes

Ele diz que, em 40 anos vivendo perto de pântanos na Flórida, só observou o fenômeno do arco-íris 10 vezes.

"Ao longo dos anos, notei esse fenômeno em alguns lagos e pântanos, mas eram arco-íris com cores fracas sobre as águas. Finalmente, encontrei o efeito em todo o seu esplendor", afirmou ele, em seu blog.

Mas a que se deve esse fenômeno?

Jeff Ripple, especialista em pântanos da Flórida, explica à BBC News que o efeito é resultado de uma combinação de circunstâncias que vão desde ciclos naturais de plantas ao ângulo em que a luz do sol incide.

Obviamente, não se trata de um "arco-íris" propriamente dito, que é um fenômeno físico que ocorre pela refração da luz do sol nas gotas de chuva. No caso do "arco-íris" dos pântanos, a explicação é diferente.

Pule Instagram post de whitneygoose

Final de Instagram post de whitneygoose

"Esse efeito é produzido quando uma película fina de óleo se forma sobre a água parada do pântano. Essa película é formada pelos óleos naturais liberados pela vegetação em decomposição e pelos processos biológicos de bactérias anaeróbicas no solo", explicou Ripple.

De acordo com o especialista, a água precisa permanecer imóvel durante longos períodos de tempo para que o arco-íris surja.

"Um movimento qualquer causado pelo fluxo da água, da corrente ou por efeito do vento destruiria a frágil película do arco-íris", ressalta.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete